Livros do Novo testamento - LUCAS

1. Nome

Deriva-se do nome de discípulo Lucas, o médico amado.

2. Posição no Cânon

É o terceiro e último dos evangelhos sinópticos.

3. Autoria

Não há dificuldades em determinar a autoria deste evangelho. Juntamente com Atos dos Apóstolos a autoria é atribuída a Lucas, identificado por Paulo como o médico amado. Em Lc 1:1-14 e At 1:1-2 há uma correlação perfeita entre a pessoa que escreve com a que era endereçada. Os pais da Igreja atribuem a autoria do livro a Lucas, o médico amado.

4. Data

Há controvérsias sobre a data da composição deste evangelho. Se aceitar-mos os anos de 50-60 dC como data do evangelho de Marcos, o de Lucas situa-se enter 60-75 dC. E o livro de Atos estaria no final deste período.

5. Propósito do livro

O Propósito é definido nos primeiros quatro versículos do primeiro capítulo, o qual em que o autor considera que muitos já haviam escrito a respeito da pessoa e dos feitos de Jesus e agora, depois de uma acurada investigação de tudo desde sua origem  cujo objetivo era confirmar a fé do oficial romano chamado Teófilo.

Outros dois propósitos são destacados; a ênfase a pessoa do Espírito Santo e a menção da vida de oração de Jesus.

A expressão chave neste sinóptico é “O Filho do Homem” (Lc 19:10).

6. Estilo literário do autor

O autor parece querer dialogar com o império romano sobre o valor moral e espiritual da nova religião. Dirigindo-se a Teófilo, um oficial romano, Lucas tentava despertar os aristocratas romanos para mostrar que a nova religião não era um grupo de hereges saídos do judaísmo.

No Evangelho de Mateus Jesus Cristo é apresentado como Rei dos judeus; Marcos o apresenta como Servo de Yahwéh; e João, no quarto Evangelho o identifica como O Verbo que se fez carne,  revelando sua origem celestial.Já Lucas, deixando os fatos falarem, “procura apresentá-lo como Homem perfeito, ideal da humanidade, com especial referência ao fato de ser ele o Salvador do mundo”.

7. Estrutura do livro

Com vinte e quatro capítulos é dividido em seis partes:
- Introdução – ( 1:1-80);
- Infância e mocidade de Jesus – (2:1-52);
- O precursor e sua obra – (3:1-22);
- O ministério na Galiléia – (3:23-9:50);
- O ministério na Peréia – (9:51-18:30); e
- O ministério em Jerusalém – 18:31-24:53).

8. Ensinos importantes

- A vida de oração de Jesus como exemplo para os crentes;

- A obra perfeita do Espírito Santo, procurando alcançar o coração e a mente de todos os homens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Reservamos o direito de não publicar críticas negativas de "anônimos". Identifique-se por seu e-mail e pela URL de seu blog ou home page e terá sua opinião publicada.

2. Os comentários serão aprovados segundo nossos critérios. Somente publicaremos os comentários que atendam propósitos relativo ao tema.

3. Discordar não é problema. Na maioria das vezes pode redundar em edificação e aprendizado. Contudo, faça-o com educação. Não toleraremos palavreado torpe, ofensivo e inconveniente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...