1. Nome
O nome
deve-se ao seu autor: João, o apóstolo do amor, irmão de Tiago (At 12:2),
morava em Cafarnaum e era pescador na companhia de seu pai (Mc 1:19). Era
considerado o discípulo amado, pelo que se sabe morreu de velhice no século II
dC., em Éfeso. Foi o único dos apóstolos que não foi martirizado.
2.
Posição no Cânon
É o
quarto no Cânon e último evangelho.
3.
Autoria
A
tradição da igreja cristã confirma a autoria deste evangelha a João, o
apóstolo, filho de Zebedeu. Os pais da igreja confirmam a autoria de João. Há
evidencias internas em Jo 21:24. Esta referência é sem dúvida o discípulo amado
citado em 13:23; 18:15,16; 19:26; 20:2; e 21:7,20
4. Data
A data
mais provável de sua composição é entre 90-100 dC. Sabe-se que por volta do ano
130 dC o evangelho já era largamente usado.
5.
Propósito do livro
A
declaração do autor em Jô 20:31, determina que seu propósito inicial é dar
certeza de fé àqueles que crêem em Jesus.
A ênfase
do primeiro capítulo sobre o Logos eterno tem como intuito combater as formas
de gnosticismo que prevalecia nas igrejas gentílicas. Procurava combater esta
falsa doutrina mostrando que na encarnação o Cristo se fez
verdadeiramente homem.
Também
combatia o judaísmo ortodoxo da época que rejeitava Jesus como o Messias.
Refutava
a heresia de que João Batista era o Messias, mostrando a relação entre ambos.
6.
Estilo literário do autor
Noventa
por cento de seu conteúdo não se relaciona com os sinópticos. João utilizou uma
fonte muito antiga e fidedigna que forneceu elementos que não se encontram nos
outros evangelhos. Quando aparece similaridade é com o evangelho segundo
Marcos.
7. Estrutura
do livro
Tem
vinte e um capítulos divididos em dez partes:
-
Prólogo – (1:1-18);
- João
Batista e sua relação com Jesus – (1:19-51);
-
Revelação de Jesus na Judéia, Galiléia e Samaria – (2:1-4:54);
-
Diversos sinais e controvérsias – (5:1-9:41);
-
Prelúdio ao fim do ministério público de Jesus – 10:1-11:57);
- Fim
do ministério público de Jesus – (12:1-50);
- No
cenáculo – (13:120);
- Oração
Sumo Sacerdotal – (17:1-26);
- Do
Getsêmani ao Calvário – (18:1-19:42); e
-
Ressurreição e os aparecimentos de Jesus – (20:1-25).
8.
Ensinos importantes
- A
revelação da encarnação;
- Mostra
o ministério de Jesus;
-
Mostra a maneira como Jesus se revelou aos homens e ao mesmo tempo como foi
recebido por eles.
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