Gênesis - Tamar

Então disse Judá a Tamar sua nora:
 Conserva-te viúva em casa de teu pai, 
até que Selá, meu filho, venha a ser homem”. (Gn 38: 11)

Tamar, nora de Judá, lutou pelo seu direito de ter um filho e garantir os direitos de Er, seu marido, em ter sua descendência preservada. Segundo a lei do levirato era dever do cunhado perpetuar a linhagem de seu irmão falecido e prover o sustento e as necessidades da viúva (Dt 25:5-6). Seu cunhado Onã assumiu a viúva, mas morreu sem que tivesse um filho com Tamar (Gn 38:10).

Judá, então, prometeu que seu terceiro filho, Selá, daria continuidade a descendência de Er assim que se tornasse homem, porém não tinha a intenção de fazê-lo e mandou que Tamar ficasse na casa de seu pai enquanto viúva (Gn 38:11).

Após a morte da esposa de Judá, a cananita Suá (Gn 39:12), Tamar continuava a espera do casamento com Selá, que se tornara adulto, mas Judá havia esquecido dela. Mais que tudo, Tamar queria um filho que fosse herdeiro de Judá. Percebendo que a promessa não seria cumprida, surgiu-lhe a idéia de ter um filho diretamente dele (Gn 38:14).

O plano criado por Tamar poderia colocar sua honra e vida em risco. Tendo noticias que Judá estaria na cidade, disfarçou-se de prostituta cultual(1) e conduziu-o até sua tenda com propósitos sexuais. Seu preço era um cabrito de seu rebanho (Gn 38:17).

Como não tinha o animal no momento, Judá deixou como garantia de pagamento, o selo, o cordão e o cajado (Gn 38:18). Mais tarde ao tentar efetuar o pagamento e receber seus pertences de volta, não encontrou a prostituta e ninguém sabia dela (Gn 38:20-22).

Três meses mais tarde, Judá descobriu que sua nora estava grávida, imediatamente, mandou que fosse queimada por adultério. Seu juízo sobre o pecado alheio foi rápido e fulminante. No entanto, não percebeu que também havia pecado (Gn 38:24). Para se defender, Tamar mostrou as garantias que havia obtido e identificou Judá como o homem que havia deitado com ela (Gn 38:25).

Judá, reconhecendo os seus pertences, envergonhou-se de não ter cumprido sua promessa em relação a lei do levirato, por ter tido relações sexuais com sua nora e assumiu a responsabilidade por seu pecado (Gn 39:36). Tamar tornou-se uma mãe solteira. Como os filhos eram de Judá, Tamar tinha direito aos benefícios de sua família, e até mesmo de parte da herança. O preço do erro de Judá foi mais do que um cabrito. Custou sua honra e o sustendo da criança.

Ao perseguir sua benção, Tamar entrou para a família abençoada de Abraão, Isaque e Jacó, dando posteridade a Judá. Da união entre Judá e Tamar nasceram os gêmeos Perez e Zerá. Da descendência de Perez nasceu Jesus (Mt.1.3). 


O nome de Tamar foi citado como benção para o povo de Israel. “Também seja a tua casa como a casa de Perez, que Tamar deu a Judá, pela posteridade que o Senhor te der desta moça” (Rt 4:12).

___________________________________________________
(1) - Prostituta Cultual: Eram usadas nos cultos de fertilidade no Oriente Médio. Acreditava-se que os rebanhos eram aumentados pelo intercurso ritual com as prostitutas de certas deusas como Aserá, Asterote e Anate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Reservamos o direito de não publicar críticas negativas de "anônimos". Identifique-se por seu e-mail e pela URL de seu blog ou home page e terá sua opinião publicada.

2. Os comentários serão aprovados segundo nossos critérios. Somente publicaremos os comentários que atendam propósitos relativo ao tema.

3. Discordar não é problema. Na maioria das vezes pode redundar em edificação e aprendizado. Contudo, faça-o com educação. Não toleraremos palavreado torpe, ofensivo e inconveniente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...