Gênesis - Os Edomitas

“Depois Esaú tomou suas mulheres, seus filhos, suas filhas e todas as almas de sua casa, seu gado, todos os seus animais e todos os seus bens, que havia adquirido na terra de Canaã, e foi-se para outra terra, apartando-se de seu irmão Jacó.” (Gn 36:6)

Embora fossem irmãos gêmeos, Esaú e Jacó seguiram caminhos diferentes. Esaú foi viver como caçador e guerreiro em terras distantes (Gn 27:38-40) e, depois de expulsar os horeus (Dt. 2:12, 22), fixou seu acampamento em Seir (Gn 33:16; 36:8-9; Dt 2:4-5) e tornou-se o pai dos edomitas. Jacó, depois de mais de vinte anos de peregrinação, voltou para a casa de seu pai Isaque, em Canaã.

O nome Edom foi dado a Esaú depois que ele vendeu o seu direito de primogenitura por um prato de um cozido vermelho (Gn 25:30) e passou a ser um nome alternativo para designar a região de Seir e seus descendentes (Gn 32:3).

Esaú tomou suas mulheres Ada, filha de Hete, o heteu e Aolibama, filha de Zibeão, o heveu, ambas do povo cananeu da região de Canaã (Gn 36:2) e mais tarde tomou por mulher a filha de Nabaiote, primogênito de Ismael (Gn 25:13; 28:9). Assim formou sua família e partiu para fora de Canaã, apartando-se de seu irmão Jacó (Gn 36:6).

O território dos edomitas ocupava uma área de mil e seiscentos quilômetros quadrados, desde o Mar Morto até o deserto da Arábia. Era uma região montanhosa, mas totalmente controlada pelos edomitas. Esaú ocupou a área antes de Jacó retornar de Harã (Gn 32:3) e tornou-se o poder dominante na região.
.
A história de Edom inclui grande mistura de raças. Os casamentos mistos deram-se com os cananeus (Gn 36:24) e com os horeus do monte Seir (Gn 36:20-30). A mistura criou um povo hostil a Israel. Quando Israel desejou atravessar o território de Edom, a caminho da conquista da Terra Prometida, não tiveram permissão, mesmo sendo descendentes de um irmão distante (Nm 20:21). Mais tarde Davi subjugou a terra dos edomitas e ali erigiu fortificações (II Sm 8:13-14).

Como descendentes de Esaú, os edomitas eram parentes sanguíneos de Israel e como seu pai, eram guerreiros robustos, impetuosos, orgulhosos e se consideravam invencíveis. Ao invés de colaborar com Israel faziam o contrário. Criavam problemas, saqueavam os acampamentos e capturavam e devolviam os fugitivos de Israel aos inimigos.

O profeta Obadias transmitiu a mensagem de Deus aos edomitas. Por causa da indiferença em relação a Deus e pelo orgulho, covardia e traição aos seus irmãos, o profeta denunciou o pecado dos edomitas e anunciou que seriam castigados e derrotados junto com os outros povos inimigos do povo de Deus e Israel voltaria a ser próspero outra vez s (Ob 1-14).


A esperança para Israel seria a destruição de Edom e a restauração de Jacó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Reservamos o direito de não publicar críticas negativas de "anônimos". Identifique-se por seu e-mail e pela URL de seu blog ou home page e terá sua opinião publicada.

2. Os comentários serão aprovados segundo nossos critérios. Somente publicaremos os comentários que atendam propósitos relativo ao tema.

3. Discordar não é problema. Na maioria das vezes pode redundar em edificação e aprendizado. Contudo, faça-o com educação. Não toleraremos palavreado torpe, ofensivo e inconveniente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...