Gênesis - Circuncisão


Este é o meu pacto, que guardareis entre mim e vós, e a tua descendência depois de ti: todo varão dentre vós será circuncidado.” (Gn 17:10)

Ao final do capítulo 16 Abrão está abatido espiritualmente. As relações entre Sara e Agar estavam causando problemas a sua família. Havia pecado e Abrão não tinha comunhão com Deus e nem com sua família. Deus não estava falando com ele. Abrão tinha oitenta e seis anos quando nasceu Ismael (Gn 16:16) e quando  Deus voltou a falar com a ele já contava com a idade de noventa e nove anos (Gn 17:1). Abrão sofreu com o silêncio de Deus por treze anos.
 
Não se sabe como Deus aparecia a Abrão, mas o patriarca tinha plena consciência da presença do Senhor. Deus se revela a Abrão como o todo poderoso, “El Shadai”, capaz de cumprir todas as promessas feitas e desafia Abrão a viver na Sua presença e exige perfeição (Gn 17:1).
 
Apesar de tudo Deus perdoou, restaurou e prometeu a Abrão firmar um pacto e multiplicar a sua descendência (Gn 17:2), mudou seu nome para Abraão, que quer dizer "pai duma multidão" (Gn 17:5) e lhe deu a possessão perpétua de toda a terra de Canaã (Gn 17:8).
 
As promessas não são incondicionais. Deus promete e cumpre, porém cabe ao homem fazer a sua parte.
 
 O pacto entre Deus e Abraão seria perpétuo (Gn 17:7), teria como sinal a circuncisão (Gn 17:10), os efeitos seria a presença constante de Deus (Gn 17:8) e todos os descendentes de Abraão  seriam um povo especial (Gn 17:12), mas quem não aceitasse a circuncisão perderia os privilégios do pacto (Gn 17:14). O sinal é físico, mas simbolizava realidades espirituais. Circuncidado o homem estava obedecendo a Deus e confiando na justiça divina.
 
 
Nesta ocasião, Deus ordenou a Abraão que se circundasse ele e todos os varões da sua casa e a todos os futuros filhos homens ao oitavo dia de seu nascimento (Gn 17:10-12).
 
Abraão foi o primeiro homem do Antigo Testamento a ser circuncidado. Isso foi um fato de fé porque deixou, por alguns dias, todos os homens de seu acampamento inutilizados (Gn 17:23-27) e a mercê de seus inimigos.
 
A circuncisão seria o selo da promessa de Deus e a fé era a fonte. A circuncisão da carne sem a circuncisão do coração seria absolutamente sem valor (Dt 10:12-16).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Reservamos o direito de não publicar críticas negativas de "anônimos". Identifique-se por seu e-mail e pela URL de seu blog ou home page e terá sua opinião publicada.

2. Os comentários serão aprovados segundo nossos critérios. Somente publicaremos os comentários que atendam propósitos relativo ao tema.

3. Discordar não é problema. Na maioria das vezes pode redundar em edificação e aprendizado. Contudo, faça-o com educação. Não toleraremos palavreado torpe, ofensivo e inconveniente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...