Gênesis - O primeiro homicídio

“Falou Caim com o seu irmão Abel. E, estando eles no campo, Caim se levantou contra o seu irmão Abel, e o matou.”
(Gn 4:8)

Eva deu a luz a Caim e disse: “Alcancei do Senhor um varão” (Gn 4:1). Aparentemente pensou que o menino era o cumprimento do juízo de Deus (Gn 3:15), mas logo se deu conta de que não era assim. Logo nasceu Abel (Gn 4:2).

Os meninos cresceram e Abel tornou-se pastor de ovelhas enquanto que Caim era agricultor. Ao oferecerem suas primícias ao Senhor, Caim ofereceu um sacrifício incruento, ou seja, sem derramamento de sangue e Deus o rejeitou (Gn 4:5) e o amaldiçoou, de maneira que agravou a situação (Gn 4:11).

Caim pensou que era mais refinado e culto, apresentar uma oferenda fresca de frutas e vegetais, do que uma oferenda sangrenta. Mas não era assim. Sem derramamento de sangue não há remissão de pecados (Lv 17:11; Hb 9:22). A atitude incrédula de Caim não agradou a Deus.

Abel ofereceu uma ovelha em sacrifício e foi aceito por Deus. Com este feito o primeiro cordeiro é sacrificado por um homem. Mais tarde é sacrificado um cordeiro para cada família (Ex 12:3), depois por uma nação (Lv 16) e finalmente o Cordeiro que tira o pecado do mundo (Jo 1:29). Esta é a maneira de ilustrar o tamanho poder do sangue do Cordeiro.

Movido pela inveja e pelo sentimento de vingança, Caim mata seu irmão e se converte no primeiro homicida (Gn 4:8), passando a ser, também, o primeiro mentiroso (Gn 4:9), porque suas obras eram más, as de seu irmão justas (I Jo 3:12).

Em consequência de seus atos Caim é desterrado e separado da benção de Deus. O ato de Caim mostra que quando o homem se afasta de Deus, se torna perigoso para si e para o próprio irmão.

6 comentários:

  1. Paz esteja contigo, Rubens!
    Acredito que alguns pontos estão ocultos sobre isso, nada que a exegese não supra.
    A bíblia tem como postulação comum, pela tradição latina, aplicar entre versículos, cabeçalhos que facilitam a identificação do texto a ser apresentado a seguir. Por exemplo, entre Gn 4, vs 7 e 8 há a redação: "O primeiro homicídio", porém quando nos remetemos aos textos originais não encontramos essa perspectiva (Ex. Papiro 46).
    Fundamentado, vejo ser temerário o apontamento de que Caim foi o primeiro homicida e mentiroso. Quando ele atacou seu irmão Abel, Caim era da idade de aproximadamente 124 anos. Como sabemos, a bíblia aponta que Adão e Eva tiveram filhas e filhos (Gn 5, 4), os quais não são contados na genealogia, porém Caim encontra neles sua companheira (Gn 4,17); vemos que adiante, após Caim matar seu irmão, ele apresenta um medo real de ser morto por seus outros familiares espalhados pela terra, os quais, por exegese, vemos que não estão na presença de Deus como Caim e Abel estavam, e também são violentos, pois estimulam temor (Gn 4, 14). Esse sentimento era tão real que Deus aplicou em Caim uma marca para que aquele povo para o qual Caim estava sendo enviado soubesse que, ainda que Caim estivesse agora como eles, privados da presença de Deus, Deus ainda assim vingaria seu sangue.
    Versículos após, vemos que deveras isso era real, pois um dos da casa de Caim, Lameque, que tinha Zila e Ada como mulheres, apresentou violência desmedida, pois havia acabado de matar dois homens sem qualquer motivo justo, usurpando da proteção dada a Caim, tornando-a sem efeito para ele mesmo.
    Não podemos deixar de frisar que Caim mata Abel mesmo tendo o Senhor como orientador. Desta perspectiva, imagina como não eram as ações daqueles que estavam distantes de Deus, sem Ele para refrear seus ímpetos de fazer justiça com as próprias mãos. Eram pessoas nômades e como sabemos a luta pelo comando da casa sempre se dava por disputas, na maior parte das vezes violentas. A bíblia diz que quando ele saiu da presença de Deus, ele foi para Node, cidade já constituida, apresentando anterioridade ao fato do sangue, e lá achou sua esposa.
    Sem a instrução de Deus, certamente antes de Abel outros foram mortos, porém somente Abel era justo e inocente, tendo seu sangue clamado ao Senhor (somente o sangue de um justo clama, como vemos em Mt 23, 35 e em Hb 11, 4 até hoje). Somente esse tipo de derramamento de sangue é frisado nas escrituras no âmbito de requerer vingança pessoal de Deus e isso não é indicativo de que outro sangue, não justo, não tenha sido derramado.
    Posto isso, acredito profundamente qe Abel não foi o primeiro a ser morto por mãos de homens, e vejo que a bíblia apresenta-nos somente um ambiente onde um justo é combatido por um injusto que, ao invés de ouvir o conselho de Deus e seguir, prefere dar vazão a seus próprios instintos, e não que seja o registro do primeiro homicidio da terra. É sim o primeiro homicidio de um justo na terra!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com sua explanação. É provável que houvessem outros homicidas, porém no contexto bíblico o autor dá a entender ser Caim o primeiro. Havia a necessidade de apresentá-lo como modelo de algo errado para advertir o povo daquela época e firmar um registro para a posteridade.

      Excluir
  2. Não se pode ir além da Bíblia. A indução é lógica. Caim matou Abel, não era porque Abel era justo, e sim, Porque Caim era maligno que achou um justo - Abel, para exercer a sua malignidade. Se existisse a suposição de outros crimes cometidos antes de Abel, a Bíblia NÃO OCULTARIA. Pois a verdade não OMITE fatos. Por conseguinte, Abel foi a PRIMEIRA vítima humana, de um HOMICIDA também humano - tudo para desajustar a PRIMEIRA FAMÍLIA criada por DEUS. A "teoria'' do "é provável" não se ajusta com a verdade dos fatos. O primeiro homem, foi ADÃO. O primeiro homicida - CAIM. e , assim, A Bíblia, É LEAL em mostrar as origens e não coisificando hipóteses probabilísticas - o que não funciona.
    Quanto ao montante de gente existente pode-se argumentar mais de 100 anos para a idade de Caim quando matou Abel. Houve filhos e filhas de Adão e Eva. Lameque, foi o MATADOR de Caim, anos depois, a cidade fundada por Caim, foi nomeada ENOQUE - Iniciado. Logo, criminosamente, a cidade é fruto de uma organização criminosa, daí o INÍCIO DA POLÍTICA que é berçária criminosa, INVEJOSA, mentirosa etc...
    Caim foi sem dúvida, o primeiro homicida, o primeiro político e o primeiro a lesar o patrimônio vital familiar. Como não havia cadeia, o júri CAIMITA recairia após a morte, quando morto o CAIM, a ALMA seria prisioneira no eterno presídio , onde lá se encontra ele pelos séculos dos séculos e de eternidade a eternidade. Isso é justo. Todavia, o maior de todos os crimes, foi o de MATAR a JESUS. e, constitui-se criminoso todo aquele que não aceitar a salvação oferecida através daquela morte inocente pelos nossos atos transgressores. Porque TODOS PECARAM E DESTITUÍDOS ESTÃO DA GLÓRIA DE DEUS. por isso JESUS veio para DESFAZER as obras do DIABO - o homicída que espiritualmente desenhou o crime na mente de CAIM, e assim, sucedeu. Jesus cita que O DIABO, foi HOMICIDA desde o princípio.... ( João 8.44)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por sua participação elucidando o texto coma mais detalhes.

      Excluir
  3. Anônimo7:27 PM

    gostei de seu coméntario bem alicesado na biblia

    ResponderExcluir
  4. flavio josefo diz que caim tinha medo de que um animal feroz o devorace,por isso a marca. pode ser? descupe p apaz dp senhor aos irmaos gpstei muito do estudo

    ResponderExcluir

1. Reservamos o direito de não publicar críticas negativas de "anônimos". Identifique-se por seu e-mail e pela URL de seu blog ou home page e terá sua opinião publicada.

2. Os comentários serão aprovados segundo nossos critérios. Somente publicaremos os comentários que atendam propósitos relativo ao tema.

3. Discordar não é problema. Na maioria das vezes pode redundar em edificação e aprendizado. Contudo, faça-o com educação. Não toleraremos palavreado torpe, ofensivo e inconveniente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...