Gênesis - Lameque

“Lameque tomou para si duas mulheres: o nome duma era Ada, e o nome da outra Zilá.” (Gn 4:19)

Lameque mencionado no livro de Gênesis como filho de Metusael e um dos descendentes de Caim da quinta geração (Gn 4:18-19), foi o primeiro homem a praticar a poligamia (Gn 4:19) e também era um assassino que matou um homem e um jovem (Gn 4:23). Lameque e os seus filhos foram muito influentes na história da humanidade. Infelizmente, como Caim, a sua influência não foi para o bem. Esta família fez grandes progressos, mas nenhum deles foi de âmbito espiritual.

A Bíblia diz que Lameque teve duas esposas. O nome da primeira era Ada que teria sido mãe de Jabal, que foi o pai dos que habitam em tendas e possuem gado e de Jubal, pai dos músicos (Gn 4:20-21). A segunda esposa chamava-se Zilá que foi mãe de Tubal-Caim, o primeiro ferreiro e de sua irmã Naamá (Gn 4:22).

Os descendentes de Caim deixaram um legado de iniqüidade e maldade. Tornaram-se auto-suficientes e a violência cada vez mais se multiplicava gerando uma sociedade hostil e competitiva. Começava o olho por olho, dente por dente. Esta era uma geração assassina e sábia.

Caim e seus descendentes não estavam mais dispostos a viver em conformidade com o padrão, então, Deus estava morto para eles. Faziam suas próprias leis. Lameque havia matado alguém que tentou matá-lo e também outra pessoa. Vangloriava-se disso e não necessitava da proteção de Deus como Caim.

Lameque é, também, o primeiro compositor de hinos, a expressão “ouvi a minha voz” em Gênesis 4:23, refere-se a um poema ou hino. As palavras deste hino revelam quão ímpio Lameque era. Neste hino, explica às suas esposas que matou um rapaz em legítima defesa. Seu crime não foi premeditado. Ele não se orgulha somente de sua vingança, mas diz que faria mais para se vingar do que Deus poderia ter feito para vingar Caim se ele tivesse sido morto. O orgulho de Lameque e sua confiança foram inflamados pelo fato de seu filho Tubalcaim ter feito a primeira espada ou lança.

A canção de Lameque tem um tom de auto justiça. No versículo 24, ele parece justificar suas ações. Este pensamento parece estar implícito: "Eu sou mais justo do que Caim, pois eu matei quem merecia morrer, portanto, quem me ferir, deve ser duramente vingado". “Se Caim há de ser vingado sete vezes, com certeza Lameque o será setenta e sete vezes”. A proporção não é em função do castigo dado a quem matasse Caim, mas em relação ao número de assassinatos. Lameque matou duas pessoas, enquanto Caim matou uma.

Os homens aprenderam cedo a justificar suas próprias ações, apontando para os pecados dos outros.

O personagem principal deste estudo nada tem a ver com Lameque, pai de Noé, da genealogia de Sete, filho de Adão.

13 comentários:

  1. Anônimo12:37 AM

    amei este estudo me tirou muitas duvidas DEus abençoe

    ResponderExcluir
  2. Anônimo11:48 PM

    Olha meu amigo, o que eu entendi, foi que Lameque matou Caim, e também matou o rapaz que o auxiliava.
    Foi por isso que ele disse que seria vingada 7x pele morte de Caim, pois DEUS havia dito, se alguém o matasse seria vingado 7x e77 vezes do assassino.
    Em um livro apócrifo, diz que Lameque era cego e o rapaz o enganou, dizendo que Caim era uma fera, só revelando que era seu "AVÔ" DEPOIS QUE LAMEQUE O HAVIA MATADO.POR isso ele matou também
    o rapaz.
    Caim tinha uma marca, quem o visse não o mataria, mas como Lameque era cego...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo1:29 PM

      Bravo irmão continue assim e que Deus te use mais para mostrar a verdade ao seu povo!!

      Excluir
    2. Gostei muito da sua interpretação!

      Excluir
    3. Parece mais uma lenda da cultura judaica, a biblia não dá nenhum respaldo sobre isso tá parecendo a estória de ''Lili a segunda esposa de Adão....Desde quando podemos aceitar os apócrifos? Paulo e Judas falam alguma coisa sobre apócrifo, mas a certeza mesmo é a bíblia.

      Excluir
  3. Anônimo5:12 PM

    afinal Lameque é um nome bom para se colocar em algum lugar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lameque significa "aquele que deita como um golpe ou selvagem". Certamente, é um péssimo nome.

      Excluir
  4. Depende de qual Lameque quer referir-se. o bígamo e assassino ou o pai de Noé? Não conheço pessoas com este nome.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo7:20 PM

    Belo comentário.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo1:59 PM

    meu prezado amigo ,gostaria de saber mais a respeito deste impiedoso mundo de Lameque que o tema da nossa lição.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo2:05 PM

    BELA EXPLICAÇÃO. É DE TIRAR DÚVIDA MESMO.

    ResponderExcluir
  8. Eu tive ha muitos anos um amigo abençoado, um piedoso crente batista e o nome dele era Lameque. Era muito fiel ao Senhor, profundo estudiosa da Bíblia. Já dorme no Senhor.

    ResponderExcluir
  9. É interessante ver na genológica de Gêneses, dois homens com o mesmo nome, Lameque, mas que independente do significado do nome, tinham atitudes e uma forma de viver diferente, fazendo escolhas opostas. O primeiro tem um coração obscuro e assassino, enquanto o segundo é pai de Noé, um homem de coração voltado para Deus. Acredito que Lameque o pai de Noé, teve uma boa influencia sobre ele.



    ResponderExcluir

1. Reservamos o direito de não publicar críticas negativas de "anônimos". Identifique-se por seu e-mail e pela URL de seu blog ou home page e terá sua opinião publicada.

2. Os comentários serão aprovados segundo nossos critérios. Somente publicaremos os comentários que atendam propósitos relativo ao tema.

3. Discordar não é problema. Na maioria das vezes pode redundar em edificação e aprendizado. Contudo, faça-o com educação. Não toleraremos palavreado torpe, ofensivo e inconveniente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...