Gênesis - O pecado original

“Então, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento,tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido,e ele também comeu..” (Gn 3:6)

Conforme a Bíblia, depois que todas as coisas já haviam sido criadas, Deus formou a mulher de uma costela do homem para ser sua companheira Todos os animais tinham um par, menos o ser humano. Deus trouxe e a entregou a Adão, que nomeou-lhe como tinha feito com o resto da criação (Gn 2:22-23).

Eva, a mulher de Adão, sucumbiu aos apelos da serpente e comeu do fruto proibido por Deus, desobedecendo às ordens divinas. Além disso, convenceu Adão a também desobedecer a Deus e comer do fruto da “árvore do conhecimento do bem e do mal”, o que levou toda a raça humana à perdição.

Quando Eva foi tentada pela serpente a Bíblia não revela explicitamente se ela estava sozinha ou em companhia de Adão, porém a não interferência dele no diálogo entre ela e a serpente faz parecer que ambas estavam sozinhas. Eva é tentada de três modos: pela sensualidade da carne “viu que aquele fruto era bom para se comer”; pela cobiça dos olhos, “agradável aos olhos”; pelo orgulho da vida, “desejável para dar entendimento”. Após analisar o fruto, a mulher decide comê-lo e o oferece a seu marido, que também come. Imediatamente ambos perceberam que estavam nus e se esconderam ao ouvir a voz de Deus (Gn 3:6).

É importante notar que quando Deus perguntou sobre a desobediência, Adão culpou Eva e esta culpou a serpente. Os três foram penalizados, a serpente, que segundo lendas tinha asas, mantinha-se erguida e era muito bela, rastejaria para sempre; o homem teria que trabalhar para se sustentar; a mulher e a serpente seriam inimigas; a mulher teria dores de parto e seria dominada pelo marido; e por fim a humanidade estava banida do Paraíso. Há ainda a menção do filho da mulher que esmagaria a cabeça da serpente, o que faz referência à Cristo e Satanás (Gn 3:9-13).

Deus ao pronunciar o juízo cuidou em não amaldiçoar o homem, mas a serpente não ofereceu oportunidade de explicar suas ações como permitiu a Adão e Eva (Gn 3:9-12). Por emprestar o seu corpo a Satanás, a serpente foi amaldiçoada imediatamente (Gn 3:14).

Apesar de transgressora, Eva fica ao lado de Adão para ouvir sua sentença, e a cumpre, carregando o estigma de pecado, impureza, fragilidade, ingenuidade e sofrimento que se estende para todas as mulheres. Por ser Adão a cabeça da raça humana é, por conseguinte, responsável por suas ações, converteu-se no primeiro pecador humano.

A queda do homem foi causada pela sutileza e astúcia da serpente que foi usada por Satanás que se mostra com a aparência que agrada a criatura (II Co 11:3,14; Ap 12:9).

Em Romanos 5:12 diz que "por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram." O pecado entrou no mundo por Adão, e então passou a todos os homens trazendo morte espiritual sobre toda a raça (1 Co 15:22).

Um comentário:

  1. Anônimo11:15 PM

    todos acham que foi quando eles comeram o fruto, mais eu cho que foi quando ela respondeu a serpente, dizendo: que Deus falou que não comece e nem tocasse , se naõ morreriam , mais Deus só falou que não comesse , ele não faloou em tocar , então ele comçou mentindo a esse respeito, por isso mentir é pecado .

    ResponderExcluir

1. Reservamos o direito de não publicar críticas negativas de "anônimos". Identifique-se por seu e-mail e pela URL de seu blog ou home page e terá sua opinião publicada.

2. Os comentários serão aprovados segundo nossos critérios. Somente publicaremos os comentários que atendam propósitos relativo ao tema.

3. Discordar não é problema. Na maioria das vezes pode redundar em edificação e aprendizado. Contudo, faça-o com educação. Não toleraremos palavreado torpe, ofensivo e inconveniente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...