O Novo Testamento

“Porque a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens da parte de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo”
(II Pedro 1:21)




O Novo Testamento é composto de 27 livros, uma verdadeira biblioteca em miniatura. Estes livros, mesmo sendo pequenos, mudaram completamente a história do mundo e continuam até hoje transformando vidas individuais e sociedades inteiras. Os livros do Novo Testamento perfazem em tudo mais ou menos 25% da Bíblia. Enquanto o Antigo Testamento trata de um período de milhares de anos, o Novo Testamento menos de um século, mas foi o século que mudou completamente o mundo.

O Novo Testamento revela que na pessoa de Jesus Cristo foram cumpridas as figuras típicas do Antigo Testamento, as profecias messiânicas dos Salmos e Profetas, bem como o plano de Deus para a redenção através da vida, do ministério e da morte, ressurreição e exaltação de Jesus. Em suas páginas vemos a Igreja sendo estabelecida como o instrumento nas mãos de Deus para levar ao mundo as boas novas do Evangelho e o ensino de Jesus.

Escrito na língua grega entre 45 e 95 dC., a coleção é atribuída aos apóstolos Pedro, Mateus João e Paulo e outros escritores como Tiago, Judas, Marcos e Lucas e um livro de autor desconhecido – a Carta aos Hebreus.

Os livros do Novo Testamento não seguem uma ordem cronológica. Os quatro Evangelhos descrevem a vida e o ministério de Jesus Cristo e foram escritos depois do que muitos outros livros. No livro dos Atos dos Apóstolos encontra-se a história do começo da Igreja e da propagação do cristianismo por todo o mundo greco-romano. As 21 epístolas, desde Romanos até Judas foram dirigidas as igrejas e a indivíduos e ensinam a doutrina cristã de maneira formal e aplicada a situações da vida real. O livro do Apocalipse encerra a coleção e descreve o triunfo de Jesus Cristo e Seu povo no futuro.

Ainda que não se tenha conservado nenhuma cópia original dos escritos que compôem o Novo Testamento, existem mais de 4500 manuscritos gregos de todo ou parte dos textos, além de uns 8000 manuscritos latinos e pelo menos 1000 outras versões das quais os livros originais foram traduzidos. Estudos cuidadosos e a comparação destas muitas cópias nos dão um Novo Testamento correto e digno de confiança.

Historicamente descobrimos no Novo Testamento a explicação do fenômeno chamado Cristianismo. No ponto de vista cultural a sua influência tem permeado a civilização ocidental. Teologicamente lemos no Novo Testamento da missão redentora de Jesus e o padrão de fé e prática da Igreja. Como uma coleção devocional vemos que o Espírito Santo usa o Novo Testamento para conduzir pessoas a uma viva experiência de salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Reservamos o direito de não publicar críticas negativas de "anônimos". Identifique-se por seu e-mail e pela URL de seu blog ou home page e terá sua opinião publicada.

2. Os comentários serão aprovados segundo nossos critérios. Somente publicaremos os comentários que atendam propósitos relativo ao tema.

3. Discordar não é problema. Na maioria das vezes pode redundar em edificação e aprendizado. Contudo, faça-o com educação. Não toleraremos palavreado torpe, ofensivo e inconveniente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...