O relato dos Evangelhos

"... e a sua semelhança dos seus rostos era como o rosto de homem; e a mão direita todos os quatros tinham o rosto de leão, e à mão esquerda todos os quatros tinham o rosto de boi; e também tinham todos os quatro o rosto de águia.”
(Ez 1:10)




Os quatro primeiros livros do Novo Testamento, denominados de Evangelhos, escritos pelos evangelistas Mateus, Marcos, Lucas e João relatam as boas novas sobre Jesus, seu nascimento, sua vida, sua morte e ressurreição. Os Evangelhos sinópticos, enfatizam a humanidade de Cristo enquanto que o Evangelho de João enfatiza a sua divindade.

A visão do profeta Ezequiel no rio Quebar (Ez 1:1-28), com os quatro seres viventes, que tinham semelhança com um homem, um leão, um touro e uma águia, serve como símbolo dos quatro evangelhos. (cf. Ap 4:7)

Mateus retrata Cristo como um Rei semelhante a um leão. O escritor deste Evangelho apresenta um estilo de mestre, enfatizando os sermões de Jesus em sua narrativa. Dirige-se aos judeus mostrando a genealogia do Senhor que vem da linhagem real de Davi por seu filho Salomão e o fato de que um Rei precisa ter uma.

Marcos retrata Cristo como um servo semelhante a um boi. Apresenta um estilo de pregador, enfatizando os milagres de Jesus. Seus leitores originais são os de cultura romana. Não apresenta genealogia por achar que um servo não a necessita.

Lucas retrata Cristo como um homem perfeito semelhante a um homem. A sua narrativa tem o estilo de um historiador, enfatizando as parábolas de Jesus. Seus leitores originais são os povos de cultura grega. Também apresenta uma genealogia pelo fato de que um homem perfeito deve ter uma. Lucas traça a linha física de Davi por meio de seu outro filho Natã.

João retrata Cristo como um Deus poderoso semelhante a uma águia. O seu Evangelho é como um tratado teológico e enfatiza as doutrinas de Jesus. Sua narrativa é dirigida para todo o mundo. Não descreve a genealogia de Jesus pelo fato que Deus não tem antecedentes.

Os quatro evangelhos relatam a vida e os ensinamentos de Cristo Redentor, Seus milagres, os Seus sofrimentos na Cruz, Sua morte e sepultamento, Sua gloriosa ressurreição e ascensão ao céu. E, assim, em sua totalidade podem revelar a personalidade de Cristo como perfeito Deus e como perfeito Homem.

Um comentário:

  1. Achei a descrição primorosa e bem colocada fazendo a ponte da visão do profeta Ezequiel com os Evangelhos. Parabéns !

    ResponderExcluir

1. Reservamos o direito de não publicar críticas negativas de "anônimos". Identifique-se por seu e-mail e pela URL de seu blog ou home page e terá sua opinião publicada.

2. Os comentários serão aprovados segundo nossos critérios. Somente publicaremos os comentários que atendam propósitos relativo ao tema.

3. Discordar não é problema. Na maioria das vezes pode redundar em edificação e aprendizado. Contudo, faça-o com educação. Não toleraremos palavreado torpe, ofensivo e inconveniente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...