Símbolos de Natal - IV


"Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens de boa vontade”(Lc 2:10-14)


O NATAL SEGUNDO A BÍBLIA


Examinando qualquer enciclopédia fidedigna sobre o tema "Natal” pode-se verificar que todas confirmam que a data do nascimento de Jesus não é conhecida. A Bíblia nada diz sobre esta data. O nascimento do Salvador foi um momento de regozijo para toda a humanidade. “ ... vos trago novas de grande alegria que o será para todo o povo” anunciou um anjo aos pastores das vizinhanças de Belém, “é que vos nasceu hoje, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor”. Uma multidão de anjos juntou então sua voz, louvando a Deus: “Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens de boa vontade” (Lc 2:10-14).

Muitas pessoas concluem que devia imitar os anjos em expressar alegria pelo nascimento de Jesus. Acontece que na Bíblia não consta nenhuma ordenança para que seja festejado o nascimento de Cristo Jesus. Deus designou datas específicas para que o seu povo, os hebreus, observassem em suas celebrações anuais sob a Lei (Ex 23:14-17; Lv 23:34-43).

Jesus Cristo, embora nunca tenha ordenado que Seu nascimento fosse comemorado, Ele ordenou que seus seguidores observassem uma única data específica: “ ... na noite em que foi entregue... “, Jesus instituiu a celebração da Ceia do Senhor, usando o pão não fermentado e vinho. Ele ordenou: ” fazei isso em memória de mim...” (I Co 11:23-24). Observar a Ceia do Senhor que é uma ordenança de Jesus registrada na Bíblia é inconfundível, enquanto que em lugar algum da Bíblia encontra-se a ordem de celebrar o nascimento de Cristo, nem nos informa quando e como.

Quando a data do nascimento de Jesus, que é desconhecida, não podia ter sido no mês de dezembro, época em que os pastores não estariam apascentando as ovelhas ao ar livre, a noite, pois não era costume ficar sob as intempéries do inverno rigoroso que se dá nesta época do ano na região onde se deu o nascimento do menino Jesus (Lc 2:8-12().

Ano após ano, as pessoas comemoram o Natal limitado a troca de presentes, banquetes fartos e alguns sentimentos religiosos. Infelizmente o Natal significa apenas isso. Mas Deus presenteou o humanidade com a VIDA de Seu Filho Unigênito, "para que todo aquele que Nele crer não pereça" (Jo 3:16). Esta dádiva de Deus é a única razão do Natal que deve ser comemorado, não no dia 25 de dezembro, mas diariamente no coração de todos os que aceitam Jesus como Salvador e Senhor. A mensagem dos anjos aos pastores nos campos de Belém é uma mensagem de alegria, porque em Cristo e somente por meio Dele, é que somos salvos, resgatados e libertos da perdição eterna.

O nascimento de Jesus, independente da data em que aconteceu, trouxe VIDA e muita alegria a seus contemporâneos e continua até hoje transformando vidas e alegrando corações. Na visão cristã o verdadeiro Natal é LUZ. O mundo se encontra em densas trevas e a promessa da vinda do Messias se tornou um raio de luz e esperança para dissipar as trevas sombrias que envolviam o mundo perdido, pecaminoso. Foi Jesus quem pisou a cabeça da serpente. Cristo venceu a morte, trouxe-nos vida. Jesus é a luz que ilumina o coração, daqueles que creêm em Seu nome (Jo 8:12). Natal é PAZ porque Jesus nos trouxe a paz.

O mundo ainda não recebeu o Senhor Jesus como Ele merece. O mundo prefere satisfazer o seu ego através de festejos pagãos onde não há compromisso com Deus. Jesus é VIDA, LUZ e PAZ e assim deve ser o Natal diário de todo o cristão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Reservamos o direito de não publicar críticas negativas de "anônimos". Identifique-se por seu e-mail e pela URL de seu blog ou home page e terá sua opinião publicada.

2. Os comentários serão aprovados segundo nossos critérios. Somente publicaremos os comentários que atendam propósitos relativo ao tema.

3. Discordar não é problema. Na maioria das vezes pode redundar em edificação e aprendizado. Contudo, faça-o com educação. Não toleraremos palavreado torpe, ofensivo e inconveniente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...