O Evangelho



“Porque não me envergonho do Evangelho, pois é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê...”
(Rm 1:16)


A palavra “evangelho” significa boas novas, boas notícias ou notificações agradáveis. Era uma palavra muito utilizada na política e na literatura grega antiga para transmitir a idéia de uma coisa boa provinda diretamente dos deuses ou reis e governadores, que via de regra eram considerados deuses também. Geralmente o termo significava a chegada de um imperador, rei ou um mensageiro dos deuses, trazendo notícias práticas para o povo.

Na Bíblia, a palavra “evangelho” está intimamente ligada com a vinda de Jesus e a mensagem que Ele trouxe consigo para a humanidade. Dessa forma, “evangelho” não significa meramente os livros que contam a vida e obra de Jesus, mas sim a própria mensagem anunciada pelo cristianismo, ou seja, a mensagem trazida por Jesus Cristo e que foi confiada a seus apóstolos e seguidores (Mc 16:15).

No Novo Testamento o termo “evangelho” tem um significado religioso especial na vida espiritual da humanidade, a partir de cada pessoa que o reconheça e aceite. Seu anúncio proclama a nova era que veio com Jesus. É Deus que traz a salvação eterna ao homem (Jo 3:16). É o Rei que chega com uma mensagem de transformação total (Is 40:10-11). É o mediador que apresenta um novo pacto em benefício dos homens (I Tt 2:5).

É no Evangelho trazido por Jesus Cristo, e vivido por Ele, que temos a mensagem de perdão ao pecador confesso (I Jo 2:1), a possibilidade de comunhão com o Criador através de Cristo (I Jo 4:10), a figura de Deus como Pai amoroso (I Jo 4:9) e a esperança da vida eterna pela mediação de Jesus Cristo (I Jo 5:12).

Devido ao seu conteúdo o Evangelho de Cristo não pode ser confundido com uma mensagem política, filosófica ou obra literária, pois não é uma mensagem humana. Pelo contrário, é a mensagem do “poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê” (Rm 1:16), “traz paz ao coração” (Lc 2:14; Ef 6:15), “produz esperança em Cristo” (Cl 1:23), “traz plenitude de benções” (Rm 15:29), “traz o conhecimento da glória de Deus de que nEle crê” (II Co 4:4-6).

O Novo Testamento nos diz que Jesus Cristo é o Emanuel, Deus entre os homens (Mt 1:23). É o próprio Deus que vem trazer a todos os homens a boa notícia de paz, perdão, esperança à redenção. A boa notícia de que podemos ser perdoados, reconciliados e aceitos na glória eterna, pela graça e misericórdia de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Reservamos o direito de não publicar críticas negativas de "anônimos". Identifique-se por seu e-mail e pela URL de seu blog ou home page e terá sua opinião publicada.

2. Os comentários serão aprovados segundo nossos critérios. Somente publicaremos os comentários que atendam propósitos relativo ao tema.

3. Discordar não é problema. Na maioria das vezes pode redundar em edificação e aprendizado. Contudo, faça-o com educação. Não toleraremos palavreado torpe, ofensivo e inconveniente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...