Dia dos Pais



“Honra teu pai e tua mãe, para que se prolongue os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá”.
(Ex 20:12)


Estive na caserna por mais de trinta anos e durante este período participei de muitas paradas militares. Em determinadas datas cívicas, em que a população saia às ruas para assistir aos desfiles, tive a oportunidade de escutar frases, oriundas de filhos de militares, que apesar da uniformidade e da multidão de soldados que desfilavam, exclamavam: “Olha, lá está o meu pai!” Ou: “Esse é o meu pai!

Não é necessário conhecer um homem pessoalmente para saber a categoria de pai que ele é. Basta que se escute a maneira como seus filhos se referem a eles. O respeito que os filhos têm por seus pais podem ser um bom indicador de quanto respeito merecem. Um dos mandamentos é honrar pai e mãe (Ex 20:12). Mas, quantos pais são dignos de honra?

Não posso imaginar uma tragédia maior na vida do que perder o respeito de meus filhos. Seria o homem mais humilhado da terra se meus filhos se envergonhassem de mim. Mas nada faria bater meu coração com mais força que se algum de meus filhos me indicasse numa multidão e dissesse: “Esse é o meu pai”.

Uma boa prova para saber se um pai é respeitado por seu filho é perguntar a sí mesmo: ”Será que meu filho seria como eu, que faria o que eu faço, que iria aonde eu vou?”

Um provérbio bíblico diz: ”Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele” (Pv 22:6). Não se trata de uma palavra comum para “educar”, mas o significado é claro e a promessa é bem rica. Os pais são responsáveis perante Deus por seus filhos, aos quais devem dar uma boa educação logo na meninice, pois assim como são instruídos, é de esperar-se que continuem quando adultos.

Pais, lembrem-se que nunca antes na história houve tanta necessidade para os filhos, do interesse e atenção integral de pais amorosos, como nestes dias em que vivemos uma atmosfera moral e espiritual contaminada. Com a ajuda da fortaleza e sabedoria de Deus possamos decidir pertencer a classe de pai cujo filho, orgulhosamente, possa dizer: “Esse é o meu pai”.

Um bom pai ganha o respeito de seu filho. Feliz Dia dos Pais.

2 comentários:

  1. Anônimo12:05 PM

    Como eu queria poder compartilhar contigo o conhecimento que adiquiri estudando a Biblia,gosto de ler o que vc escreve,mas ao mesmo tempo percebo que seu conhecimento pode ser acrescentado...e alguns ensinos revistos com mais clareza....
    De sua leitora:Solange

    ResponderExcluir
  2. Estou a disposição para aprender mais sobre assuntos teológicos e aceito sua colaboração. Pode compartilhar à vontade.

    ResponderExcluir

1. Reservamos o direito de não publicar críticas negativas de "anônimos". Identifique-se por seu e-mail e pela URL de seu blog ou home page e terá sua opinião publicada.

2. Os comentários serão aprovados segundo nossos critérios. Somente publicaremos os comentários que atendam propósitos relativo ao tema.

3. Discordar não é problema. Na maioria das vezes pode redundar em edificação e aprendizado. Contudo, faça-o com educação. Não toleraremos palavreado torpe, ofensivo e inconveniente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...