Os Salmos e o Pentateuco




"Bem aventurado o povo que conhece o som festivo, que anda, ó senhor, na luz da tua face, que se regozija em teu nome todo o dia, e na tua justiça é exaltado.”(Salmo 89:15)


A maioria das versões modernas da Bíblia, demarca a divisão do Saltério, nos seus cinco livros, que começam, respectivamente, nos Salmos 1. 42, 73, 90 e 107. A Septuaginta, versão dos setenta, traduzida no século II a III aC., é testemunha da antiguidade destas marcas e ainda antes disso o cronista cita a doxologia que termina o Livro IV (I Crônicas 16:35-36).

Os Salmos conforme se encontram no hebraico, foram divididos em cinco livros. O Livro I, do Salmo 1 até o Salmo 41, quase todos são de autoria do rei Davi, conhecido como o “mavioso salmista de Israel” (II Samuel 23:1). Correspondem com o livro de Gênesis por causa de suas ênfases sobre o pecado do homem e sua necessidade de Deus. O nome Senhor (Javé) é salientado nestes Salmos. O Livro II inicia no Salmo 42 até ao Salmo 72, em que Davi se destaca como o principal escritor. Estes Salmos correspondem ao livro do Êxodo tendo em vista seus temas sobre a salvação do homem e libertação de Israel. O nome Deus (Elohim) e Senhor (Javé) dominam esta divisão.

O Livro III, composto dos Salmos 73 a 89, tem como principal autor Asafe, o qual fazia parte da liturgia do reino de Davi (I Crônicas 6:31-33,39) e correspondem ao livro do Levítico e cujos tópicos tratam do tabernáculo, da liturgia levítica e da santidade de Deus. Nestes Salmos predominam os nomes Elohim e Javé. O Livro IV, começa no Salmo 90 e vai até o Salmo 106. A autoria destes Salmos é incerta. Correspondem ao livro de Números com seus temas concernentes aos perigos e proteção durante a peregrinação do povo de Israel no deserto. Vários destes Salmos são proféticos e ressaltam o tempo em que os judeus cessarão suas peregrinações entre as nações gentílicas. O nome Javé é o mais destacado nesta divisão.

Do Salmo 107 até 150, é composto o Livro V, o qual é de autoria variada e corresponde ao livro do Deuteronômio que enaltece a Palavra de Deus (a Lei) e o louvor. O âmago desta última divisão é o Salmo 119. O nome predominante nestes Salmos é Javé.

A semelhança de caráter entre estes cinco livros do Saltério e o Pentateuco é tão impressionante que certos rabinos dos antigos tempos, chamavam os Salmos de “O Pentateuco de Davi”.

O Saltério é riquíssimo quanto ao seu conteúdo teológico. Nos poemas e cânticos dos salmistas encontramos várias características da pessoa e natureza de Deus. Os autores dos Salmos eram hebreus que criam no único e verdadeiro Deus. Os Salmos não somente faziam parte da religião dos israelitas, mas também da sua cultura como um todo. A música, as palavras, as expressões, os sentimentos poéticos corriam nas veias da nação hebréia. Os Salmos representavam suas tradições, suas festas, suas vitórias, enfim, toda sua história.

Graças a Deus, que os Salmos não somente tenha influenciado os judeus, mas também todo aquele que procura uma vida mais achegada ao Senhor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Reservamos o direito de não publicar críticas negativas de "anônimos". Identifique-se por seu e-mail e pela URL de seu blog ou home page e terá sua opinião publicada.

2. Os comentários serão aprovados segundo nossos critérios. Somente publicaremos os comentários que atendam propósitos relativo ao tema.

3. Discordar não é problema. Na maioria das vezes pode redundar em edificação e aprendizado. Contudo, faça-o com educação. Não toleraremos palavreado torpe, ofensivo e inconveniente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...