"Bem aventurado o povo que conhece o som festivo, que anda, ó senhor, na luz da tua face, que se regozija em teu nome todo o dia, e na tua justiça é exaltado.”(Salmo 89:15)
A maioria das versões modernas da Bíblia, demarca a divisão do Saltério, nos seus cinco livros, que começam, respectivamente, nos Salmos 1. 42, 73, 90 e 107. A Septuaginta, versão dos setenta, traduzida no século II a III aC., é testemunha da antiguidade destas marcas e ainda antes disso o cronista cita a doxologia que termina o Livro IV (I Crônicas 16:35-36).
Os Salmos conforme se encontram no hebraico, foram divididos em cinco livros. O Livro I, do Salmo 1 até o Salmo 41, quase todos são de autoria do rei Davi, conhecido como o “mavioso salmista de Israel” (II Samuel 23:1). Correspondem com o livro de Gênesis por causa de suas ênfases sobre o pecado do homem e sua necessidade de Deus. O nome Senhor (Javé) é salientado nestes Salmos. O Livro II inicia no Salmo 42 até ao Salmo 72, em que Davi se destaca como o principal escritor. Estes Salmos correspondem ao livro do Êxodo tendo em vista seus temas sobre a salvação do homem e libertação de Israel. O nome Deus (Elohim) e Senhor (Javé) dominam esta divisão.
O Livro III, composto dos Salmos 73 a 89, tem como principal autor Asafe, o qual fazia parte da liturgia do reino de Davi (I Crônicas 6:31-33,39) e correspondem ao livro do Levítico e cujos tópicos tratam do tabernáculo, da liturgia levítica e da santidade de Deus. Nestes Salmos predominam os nomes Elohim e Javé. O Livro IV, começa no Salmo 90 e vai até o Salmo 106. A autoria destes Salmos é incerta. Correspondem ao livro de Números com seus temas concernentes aos perigos e proteção durante a peregrinação do povo de Israel no deserto. Vários destes Salmos são proféticos e ressaltam o tempo em que os judeus cessarão suas peregrinações entre as nações gentílicas. O nome Javé é o mais destacado nesta divisão.
Do Salmo 107 até 150, é composto o Livro V, o qual é de autoria variada e corresponde ao livro do Deuteronômio que enaltece a Palavra de Deus (a Lei) e o louvor. O âmago desta última divisão é o Salmo 119. O nome predominante nestes Salmos é Javé.
A semelhança de caráter entre estes cinco livros do Saltério e o Pentateuco é tão impressionante que certos rabinos dos antigos tempos, chamavam os Salmos de “O Pentateuco de Davi”.
O Saltério é riquíssimo quanto ao seu conteúdo teológico. Nos poemas e cânticos dos salmistas encontramos várias características da pessoa e natureza de Deus. Os autores dos Salmos eram hebreus que criam no único e verdadeiro Deus. Os Salmos não somente faziam parte da religião dos israelitas, mas também da sua cultura como um todo. A música, as palavras, as expressões, os sentimentos poéticos corriam nas veias da nação hebréia. Os Salmos representavam suas tradições, suas festas, suas vitórias, enfim, toda sua história.
Graças a Deus, que os Salmos não somente tenha influenciado os judeus, mas também todo aquele que procura uma vida mais achegada ao Senhor.
Os Salmos conforme se encontram no hebraico, foram divididos em cinco livros. O Livro I, do Salmo 1 até o Salmo 41, quase todos são de autoria do rei Davi, conhecido como o “mavioso salmista de Israel” (II Samuel 23:1). Correspondem com o livro de Gênesis por causa de suas ênfases sobre o pecado do homem e sua necessidade de Deus. O nome Senhor (Javé) é salientado nestes Salmos. O Livro II inicia no Salmo 42 até ao Salmo 72, em que Davi se destaca como o principal escritor. Estes Salmos correspondem ao livro do Êxodo tendo em vista seus temas sobre a salvação do homem e libertação de Israel. O nome Deus (Elohim) e Senhor (Javé) dominam esta divisão.
O Livro III, composto dos Salmos 73 a 89, tem como principal autor Asafe, o qual fazia parte da liturgia do reino de Davi (I Crônicas 6:31-33,39) e correspondem ao livro do Levítico e cujos tópicos tratam do tabernáculo, da liturgia levítica e da santidade de Deus. Nestes Salmos predominam os nomes Elohim e Javé. O Livro IV, começa no Salmo 90 e vai até o Salmo 106. A autoria destes Salmos é incerta. Correspondem ao livro de Números com seus temas concernentes aos perigos e proteção durante a peregrinação do povo de Israel no deserto. Vários destes Salmos são proféticos e ressaltam o tempo em que os judeus cessarão suas peregrinações entre as nações gentílicas. O nome Javé é o mais destacado nesta divisão.
Do Salmo 107 até 150, é composto o Livro V, o qual é de autoria variada e corresponde ao livro do Deuteronômio que enaltece a Palavra de Deus (a Lei) e o louvor. O âmago desta última divisão é o Salmo 119. O nome predominante nestes Salmos é Javé.
A semelhança de caráter entre estes cinco livros do Saltério e o Pentateuco é tão impressionante que certos rabinos dos antigos tempos, chamavam os Salmos de “O Pentateuco de Davi”.
O Saltério é riquíssimo quanto ao seu conteúdo teológico. Nos poemas e cânticos dos salmistas encontramos várias características da pessoa e natureza de Deus. Os autores dos Salmos eram hebreus que criam no único e verdadeiro Deus. Os Salmos não somente faziam parte da religião dos israelitas, mas também da sua cultura como um todo. A música, as palavras, as expressões, os sentimentos poéticos corriam nas veias da nação hebréia. Os Salmos representavam suas tradições, suas festas, suas vitórias, enfim, toda sua história.
Graças a Deus, que os Salmos não somente tenha influenciado os judeus, mas também todo aquele que procura uma vida mais achegada ao Senhor.
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