O Logos


"O Verbo se fez carne e habitou entre nós... e vimos a sua glória". (Jo 1:14)

o logoV = "a palavra" ou "o verbo"

Para o judeu ó logos teve um significado muito profundo, especialmente na criação e na pregação profética. No ato de criação a palavra de Deus era criativa: "Disse Deus: haja luz e houve luz... " (Gn 1:3); "Disse Deus: Ajuntem-se num só lugar as águas..." (Gn 1:9); "Disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem e semelhança..." (Gn 1:26).

Nas profecias, a palavra de Deus é a mensagem pela qual Deus comunica com o homem e especialmente com o seu próprio povo, como por exemplo: "Ora veio a mim a Palavra do Senhor, dizendo:" (Jr 1:4); "Veio a Palavra do Senhor a Ezequiel" (Ez 1:3); "Ouvi esta Palavra que o Senhor fala" (Am 3:1).

Para o grego, a palavra o logoV representava a verdade eterna atrás do universo organizado e harmonizando tudo quanto existe, verão e inverdo, tempo para plantar, tempo para ceifar, noite e dia, etc.

Durante seiscentos anos os judeus esperavam o cumprimento das profecias e a chegada final da palavra (tou logon).

Durante seiscentos anos os gregos debateram e argumentaram e, organizando as escolas de filosofia, discutiram a força atrás do universo (o logoV).

Agora, João está dizendo no começo do Evangelho "O Verbo se fez carne e habitou entre nós... e vimos a sua glória" (Jo 1:14).




kai o logoV sarx egeneto kai eslhnwsen en hmin, kai eqeasmeqa thn doxan autou, doxan wV monogenouV para patroV plhrhV caritoV kai alhqeiaV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Reservamos o direito de não publicar críticas negativas de "anônimos". Identifique-se por seu e-mail e pela URL de seu blog ou home page e terá sua opinião publicada.

2. Os comentários serão aprovados segundo nossos critérios. Somente publicaremos os comentários que atendam propósitos relativo ao tema.

3. Discordar não é problema. Na maioria das vezes pode redundar em edificação e aprendizado. Contudo, faça-o com educação. Não toleraremos palavreado torpe, ofensivo e inconveniente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...