Mundo


“Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele”
(I Jo 2:15)


kosmoV = Mundo


João dá instruções sobre a atitude que o cristão deve adotar com relação ao mundo.

As vezes no Novo Testamento, a palavra mundo (kosmoV) significa universo (Jo 1:10). Outras vezes se refere aos seres salvos por Jesus Cristo (Jo 3:16-17).

Na primeira carta do apostolo João, a palavra mundo (kosmoV) se refere a vida da sociedade humana como organizada sob o poder do mal.

Em I João 2:15-17, o mundo é mencionado seis vezes e a sequência do pensamento é bem clara. O mandamento para não amar o mundo baseiam-se em dois argumentos:

- A incompatibilidade entre o amor pelo mundo e o amor pelo Pai (I Jo 2:15-16);

- A natureza transitória do mundo em contraste com a eternidade (I Jo 2:17).

Quando João diz, “não ameis o mundo e que no mundo há”, ele não está pensando do mundo de pessoas, pois no Evangelho ele diz: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.

Em I Jo 2:16, João fala do mundo com suas concupiscências:

- Concupiscências da carne – esta frase descreve a natureza pecaminosa do homem natural muitas vezes dominado pelos desejos da carne e apetite incontrolável como o apóstolo Paulo bem descreve em várias de suas cartas (Rm 1:22-32; Gl 5:19-21; I Co 6:9-11; II Tm 3:1-5);

- Concupiscências dos olhos:- descreve as tentações que vem através dos olhos, as quais cativam as pessoas e as levam ao pecado, como nos seguintes exemplos: Eva e o fruto proibido (Gn 3:6); Acã e os bens cobiçados (Js 7:21); e Davi e a mulher desejada (II Sm 11:2); e

- Soberba da vida – significa a arrogância ou vanglória e a palavra alazwn tem o significado de “pedante, jactancioso”. O apóstolo Paulo também adverte sobre esta tentação em Rm 1:30 e II Tm 3:2.

É provável que João construiu as três expressões para descrever as três tentações de Jesus ou ainda as três tentações do fruto proibido em Gn 3:6.

João afirma que o mundo está passando e suas concupiscências, mas aquele que fez a vontade de Deus permanece para sempre. (I Jo 2:17).

E João fala mais sobre o mundo:

- O mundo não nos conhece, porque não conhece Ele; (I Jo 3:1);

- “Não vos admireis irmãos se o mundo vos odeia” (I Jo 3:13);

- O mundo pertence ao anti-cristo (I Jo 4:3) e ao maligno (I Jo 5:19) e aos falsos profetas são do mundo (I Jo 4:1); falam com quem é do mundo e o mundo os ouvem. (I Jo 4:5)

O crente pode vencer pela sua fé em Jesus Cristo porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo. (I Jo 5:4).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Reservamos o direito de não publicar críticas negativas de "anônimos". Identifique-se por seu e-mail e pela URL de seu blog ou home page e terá sua opinião publicada.

2. Os comentários serão aprovados segundo nossos critérios. Somente publicaremos os comentários que atendam propósitos relativo ao tema.

3. Discordar não é problema. Na maioria das vezes pode redundar em edificação e aprendizado. Contudo, faça-o com educação. Não toleraremos palavreado torpe, ofensivo e inconveniente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...