“Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele”
(I Jo 2:15)
(I Jo 2:15)
kosmoV = Mundo
João dá instruções sobre a atitude que o cristão deve adotar com relação ao mundo.
As vezes no Novo Testamento, a palavra mundo (kosmoV) significa universo (Jo 1:10). Outras vezes se refere aos seres salvos por Jesus Cristo (Jo 3:16-17).
Na primeira carta do apostolo João, a palavra mundo (kosmoV) se refere a vida da sociedade humana como organizada sob o poder do mal.
Em I João 2:15-17, o mundo é mencionado seis vezes e a sequência do pensamento é bem clara. O mandamento para não amar o mundo baseiam-se em dois argumentos:
- A incompatibilidade entre o amor pelo mundo e o amor pelo Pai (I Jo 2:15-16);
- A natureza transitória do mundo em contraste com a eternidade (I Jo 2:17).
Quando João diz, “não ameis o mundo e que no mundo há”, ele não está pensando do mundo de pessoas, pois no Evangelho ele diz: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.
Em I Jo 2:16, João fala do mundo com suas concupiscências:
- Concupiscências da carne – esta frase descreve a natureza pecaminosa do homem natural muitas vezes dominado pelos desejos da carne e apetite incontrolável como o apóstolo Paulo bem descreve em várias de suas cartas (Rm 1:22-32; Gl 5:19-21; I Co 6:9-11; II Tm 3:1-5);
- Concupiscências dos olhos:- descreve as tentações que vem através dos olhos, as quais cativam as pessoas e as levam ao pecado, como nos seguintes exemplos: Eva e o fruto proibido (Gn 3:6); Acã e os bens cobiçados (Js 7:21); e Davi e a mulher desejada (II Sm 11:2); e
- Soberba da vida – significa a arrogância ou vanglória e a palavra alazwn tem o significado de “pedante, jactancioso”. O apóstolo Paulo também adverte sobre esta tentação em Rm 1:30 e II Tm 3:2.
É provável que João construiu as três expressões para descrever as três tentações de Jesus ou ainda as três tentações do fruto proibido em Gn 3:6.
João afirma que o mundo está passando e suas concupiscências, mas aquele que fez a vontade de Deus permanece para sempre. (I Jo 2:17).
E João fala mais sobre o mundo:
- O mundo não nos conhece, porque não conhece Ele; (I Jo 3:1);
- “Não vos admireis irmãos se o mundo vos odeia” (I Jo 3:13);
- O mundo pertence ao anti-cristo (I Jo 4:3) e ao maligno (I Jo 5:19) e aos falsos profetas são do mundo (I Jo 4:1); falam com quem é do mundo e o mundo os ouvem. (I Jo 4:5)
O crente pode vencer pela sua fé em Jesus Cristo porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo. (I Jo 5:4).
As vezes no Novo Testamento, a palavra mundo (kosmoV) significa universo (Jo 1:10). Outras vezes se refere aos seres salvos por Jesus Cristo (Jo 3:16-17).
Na primeira carta do apostolo João, a palavra mundo (kosmoV) se refere a vida da sociedade humana como organizada sob o poder do mal.
Em I João 2:15-17, o mundo é mencionado seis vezes e a sequência do pensamento é bem clara. O mandamento para não amar o mundo baseiam-se em dois argumentos:
- A incompatibilidade entre o amor pelo mundo e o amor pelo Pai (I Jo 2:15-16);
- A natureza transitória do mundo em contraste com a eternidade (I Jo 2:17).
Quando João diz, “não ameis o mundo e que no mundo há”, ele não está pensando do mundo de pessoas, pois no Evangelho ele diz: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.
Em I Jo 2:16, João fala do mundo com suas concupiscências:
- Concupiscências da carne – esta frase descreve a natureza pecaminosa do homem natural muitas vezes dominado pelos desejos da carne e apetite incontrolável como o apóstolo Paulo bem descreve em várias de suas cartas (Rm 1:22-32; Gl 5:19-21; I Co 6:9-11; II Tm 3:1-5);
- Concupiscências dos olhos:- descreve as tentações que vem através dos olhos, as quais cativam as pessoas e as levam ao pecado, como nos seguintes exemplos: Eva e o fruto proibido (Gn 3:6); Acã e os bens cobiçados (Js 7:21); e Davi e a mulher desejada (II Sm 11:2); e
- Soberba da vida – significa a arrogância ou vanglória e a palavra alazwn tem o significado de “pedante, jactancioso”. O apóstolo Paulo também adverte sobre esta tentação em Rm 1:30 e II Tm 3:2.
É provável que João construiu as três expressões para descrever as três tentações de Jesus ou ainda as três tentações do fruto proibido em Gn 3:6.
João afirma que o mundo está passando e suas concupiscências, mas aquele que fez a vontade de Deus permanece para sempre. (I Jo 2:17).
E João fala mais sobre o mundo:
- O mundo não nos conhece, porque não conhece Ele; (I Jo 3:1);
- “Não vos admireis irmãos se o mundo vos odeia” (I Jo 3:13);
- O mundo pertence ao anti-cristo (I Jo 4:3) e ao maligno (I Jo 5:19) e aos falsos profetas são do mundo (I Jo 4:1); falam com quem é do mundo e o mundo os ouvem. (I Jo 4:5)
O crente pode vencer pela sua fé em Jesus Cristo porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo. (I Jo 5:4).
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