I Tessalonicenses



1. Nome

Deriva-se dos destinatários da epístola, os cristãos da cidade de Tessalônica.

2. Posição no Cânon

A primeira carta aos Tessalonicenses segue as epístolas da prisão, porém, em ordem cronológica é a segunda epístola escrita por Paulo.

3. Autoria

Considerando os princípios de seu conteúdo, estilo e vocabulário, fica evidenciado que esta epístola é de autoria do apóstolo Paulo.

A própria introdução desta epístola, em sua palavra de saudação. O nome do apóstolo é mencionado com seus mais íntimos colaboradores, Silvano e Timóteo.

4. Data

I Tessaloniceses foi escrita em 50 ou 51 dC

5. Propósitos da epístola

O propósito da I Carta aos Tessalonicenses é estimular a perseverança da comunidade e responder algumas questões que a preocupam, como a vinda gloriosa de Cristo (a parousia), que deve ser aguardada na esperança e no compromisso com as tarefas diárias. Alguns irmãos haviam morrido e isso preocupava a igreja. Será que os irmãos mortos ficariam para trás quando Jesus voltasse? Para esclarecer o assunto, Paulo escreveu a primeira epístola aos tessalonicenses

6. Estilo literário do autor

A epístola não contém um teologia elaborada como em Romanos, nenhuma repreensão ou heresia ameaçadora como em Galátas, nem conselhos pastorais extensivos como em I Corintios. Nesta epístola, Paulo extravasa em palavras metafóricas para relatar a “parousia” de Cristo, tais como: “os que dormem”, “seu próprio vaso”, estes recursos são abundantemente usados para facilitar a compreensão dos leitores;

7. Estrutura da epístola

A epístola tem cinco capítulos que se dividem em quatro assuntos principais:

- Saudação – (1:1);
- Lembrança do Ministério de Paulo – (1:2-3:13);
- A espera da volta de Cristo – (4.1-5.11); e
- Conselhos finais – (5.12-28).

8. Ensinos principais

- Ensina sobre a ressurreição dos mortos e a volta de Cristo;
- Exortações sobre assuntos como pureza sexual (4.1-8; 5.23), amor fraternal ( 4.9-12); - Reconhecimento de estima e apoio aos líderes (5.12-13);
- Admoestações sobre paciência e prestabilidade em relação à várias necessidades humanas (5.14-15).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Reservamos o direito de não publicar críticas negativas de "anônimos". Identifique-se por seu e-mail e pela URL de seu blog ou home page e terá sua opinião publicada.

2. Os comentários serão aprovados segundo nossos critérios. Somente publicaremos os comentários que atendam propósitos relativo ao tema.

3. Discordar não é problema. Na maioria das vezes pode redundar em edificação e aprendizado. Contudo, faça-o com educação. Não toleraremos palavreado torpe, ofensivo e inconveniente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...