Gálatas

1. Nome

O nome deriva-se do destinatário da epístola, os cristãos da região da Galácia.

2. Posição no Cânon

A epístola aos Gálatas ocupa a quarta posição dos escritos clássicos de Paulo, porém, cabe salientar que a epístola foi a primeira das quatro a ser escrita. As outras três seriam Romanos, I e II Coríntios.

3. Autoria

Já no primeiro versículo da carta o autor se identifica como sendo Paulo, apóstolo., e ainda apresenta um pequeno esboço de sua biografia nos textos 1:11 e 2:14, o qual se harmoniza com Atos 7:58 e 15:30.

4. Data

A data mais provável seria entre os anos 49-50 dC por ocasião de sua primeira viagem missionária.

5. Propósito da epístola

Em Gálatas está a ênfase de que o crente é salvo pela fé, pois o homem não é justificado pelas obras da lei, e sim, mediante a fé em Cristo Jesus, porque o justo viverá pela fé. Paulo visava frontalmente aos legalistas judaizantes que queriam que os crentes se fizessem judeus para serem salvos e como Paulo apresentava o evangelho destituído de toda a roupagem mosaica, eles o tinham como impostor e herege. Paulo era totalmente contrário aos costumes mosaicos, tendo enfrentado até o próprio Pedro por causa disto.

6. Estilo,literário do autor

Paulo escreveu esta carta de seu próprio punho. E dá um esboço de todo e qualquer compromisso com a lei mosaica. É considerada como a “Carta Magna da Liberdade Cristã”. Visava, em principio, combater o legalismo introduzido no seio da Igreja da Galácia pelos judaizantes.

7. Estrutura da epístola

São seis capítulos divididos em quatro assuntos principais:

- Introdução – ( 1:1-9);
- A autoridade de Paulo e a autenticidade de sua mensagem – (1:1-2:21);
- O caminho da salvação –(3:1-4:31); e
- O caminho da liberdade - )5:1-6:10).

8. Ensinos importantes

- A mensagem da salvação em cristo, de graça, mediante a fé;
- A recomendação de que nenhum ensino estranho, venha de onde vier, entre na igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Reservamos o direito de não publicar críticas negativas de "anônimos". Identifique-se por seu e-mail e pela URL de seu blog ou home page e terá sua opinião publicada.

2. Os comentários serão aprovados segundo nossos critérios. Somente publicaremos os comentários que atendam propósitos relativo ao tema.

3. Discordar não é problema. Na maioria das vezes pode redundar em edificação e aprendizado. Contudo, faça-o com educação. Não toleraremos palavreado torpe, ofensivo e inconveniente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...