O livro dos Salmos



O livro dos Salmos é o maior, o mais central e o mais lido da Bíblia. É, ainda, o mais importante dos hagiógrafos. A palavra “Salmos” é usada como designação dos livros poéticos em Lc 24:44. Não se nomeia os Salmos por capítulos e sim por Salmo, cada Salmo é uma unidade distinta, devendo ser identificado por seu número. Cada um dos cento e cinqüenta salmos deve ser estudado no seu contexto histórico próprio para que possa ser entendido.

1. O Nome

Em hebraico o nome é ”Sefer Tehilin”, que significa “livro dos louvores”. O nome “Salmos” vem da língua grega “Psalmos”. O nome aparece na versão LXX como “Biblos Psalmon” (livro dos Salmos). No NT a palavra “Psalmon” aparece em Lc 24:42 e At 1:20. Os manuscritos gregos de um modo geral trazem o título “Psalmoi”, mas alguns os denominam “Psalterion” (saltério) que quer dizer “coleção de cânticos”. Na Vulgata o livro assume o nome de “Líber Psalmorum”.

2. Posição no Cânon

É o décimo nono livro do Cânon, sendo para os judeus o primeiro dos hagiógrafos, nesta ordem: Salmos, Provérbios, Jô, Cânticos, Rute, Lamentações, Eclesiastes, Ester, Daniel, Esdras, Neemias e Crônicas.

3. Autoria

São diversos os autores dos Salmos, embora sejam conhecidos como Salmos de Davi. A primeira pessoa a escrever um Salmo foi Moisés, em 1450 aC, os autores são:

- Davi – 74 salmos atribuídos a ele: 3 a 9, 11 a 32, 34 a 41, 51 a 65, 68 a 70, 86, 101, 103, 108 a 110m 122, 124, 131, 133, 138 a 145. Além desses a LXX atribui a Davi a autoria dos Salmos 10. 33, 67, 77, 91, 93 a 99 e 104. Em Atos 4:25 o Salmo 2 é atribuído a Davi. A Vulgata apóia o Salmo 67 e os manuscritos de Qunram apóiam o Salmo 104;

- Salomão – 2 Salmos de sua autoria: 72 e 127;

- Asafe – 12 Salmos lhe são atribuídos: 50, 73 a 83. Asafe era um mestre da música (I Cr 6:39) , era vidente (II Cr 29:30) e profeta (I Cr 25:2), no tempo de Davi;

- Filhos de Core -11 Salmos: 42, 44 a 49, 84, 85, 87, 88. O Salmo 43 pode ser também de sua autoria, parece ser a continuação do Salmo 42, por seu estilo literário. Os descendentes de Core eram levitas do templo e serviam como porteiros (I Cr 26) e cantores;

- Eta-Ezraita – 1 Salmo: 89. Este era sábio (I RS 4:31) e cantor (I Cr 15:19);

- Moisés – 1 Salmo: 90; e

- Anônimos – 50 Salmos são anônimos. Destes estão incluídos os Salmos de Esdras, Ageu e Zacarias.

4. Data

A coleção de Salmos foi se formando aos poucos, sendo a maioria deles entre os anos 1000 e 400 aC.

5. Propósito do livro

Adoração e louvor são os propósitos do livro e nisto se resume a atividade e comunhão do cristão.

6. Estrutura do livro

Possui cento e cinqüenta Salmos. Nas versões que seguem a Vulgata tem uma divisão diferente da que segue a original hebraica. Assim o Salmo 23 na versão católica é de número 22, isso ocorre porque a LXX une os Salmos 9 e 10 e o 114 é unido ao 115 e passa a ser 115. O 115 é dividido em dois com o número 147. De qualquer forma o livro sempre terá cento e cinqüenta Salmos.

7. Estilo literário dos autores

- Os Salmos atribuídos a Davi são, em sua maioria, pedidos de auxílio em todas as aflições, de modo especial nas enfermidades e nas perseguições;

- Os Filhos de Core tem por tema central o culto, o templo e a cidade santa;

- Os Salmos de Asafe são cânticos nacionais ou didáticos que celebram o triunfo ou deploram a derrota de todo o povo e tem por fim ensinar verdades morais;

- A coleção anônima compõe-se, na maioria, de hinos de louvor ou de ações ao Senhor.

8. Ensinos importantes

- Ensinam sobre Deus, seu caráter e atributos;

- Ensinam que o homem é depravado e por natureza pecador;

- A Palavra de Deus é exaltada;

- Dão conforto nas aflições e ensina a orar.

12 comentários:

  1. Muito boa a pesquisa, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. ótima,me ajudou mto,Deus abençoe *-*

    ResponderExcluir
  3. Aleluia conteúdo muito rico...

    ResponderExcluir
  4. Muito bom essa matéria Deus abençoe me ajudou bastante... amo estudar e me aprofundar na palavra do senhor.....

    ResponderExcluir
  5. Como alguns salmos são de Moisés, Davi e Salomão, se os três personagens eram analfabetos? Sim. porque a escrita apareceu no século VII a. C. Meu e-mail: hagaribeiro@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Anônimo2:15 PM

    esse total está errado!

    ResponderExcluir
  7. Anônimo5:27 PM

    Quando se dá autoria a Davi,Salomão, Moisés não quer dizer que eles escreveram pois havia os escribas, mas que algum momento ou em vários eles recitaram, levantaram esses clamores a Deus.

    ResponderExcluir
  8. Eu não entendo e que já que salmos são poemas porque os pregadores prega salmos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente os Salmos deveriam ser recitados e meditados com a congregação.

      Excluir
  9. Obrigado por esse estudo; que Deus lhe dê mais e mais sabedoria; valeu.

    ResponderExcluir

1. Reservamos o direito de não publicar críticas negativas de "anônimos". Identifique-se por seu e-mail e pela URL de seu blog ou home page e terá sua opinião publicada.

2. Os comentários serão aprovados segundo nossos critérios. Somente publicaremos os comentários que atendam propósitos relativo ao tema.

3. Discordar não é problema. Na maioria das vezes pode redundar em edificação e aprendizado. Contudo, faça-o com educação. Não toleraremos palavreado torpe, ofensivo e inconveniente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...