Livro de Jó



Jô era um patriarca. Nada se sabe de sua descendência e de sua família com detalhes. Só ele diz o nome das suas três filhas que nasceram depois da sua restauração. Morava na terra de Uz, território Edomita. Era integro e temente a Deus. Muito rico. Maior que todos do oriente. Satanás conseguiu permissão para tentá-lo e tirar todos os seus bens e saúde. Mesmo assim permaneceu fiel a Deus. Ainda quando seus amigos insistem para que admitisse um pecado que fosse a razão de seu sofrimento, ele não o fez. Finalmente Deus repreende os três amigos de Jô, responde sua oração em favor deles e restaura tudo em dobro a Jô. Viveu mais cento e quarenta anos após o seu sofrimento. É um personagem real e não fictício.

1. O nome

É dado por causa do patriarca cuja experiência é narrada no livro, sendo ele o principal personagem desta história. No hebraico o nome é “Iobh”, cuja raiz vem do árabe que significa “voltar”. Na LXX o nome é “Iob” e na Vulgata “Job”, daí para o português “Jô”.

2. Posição no Cânon

Ao contrário da ordem em que aparece nas versões em português, Jô, Salmo e Provérbios, no hebraico Jô é o último dos três livros, os quais aparecem nesta ordem; Salmos, Provérbios e Jó.

3. Autoria

A antiga tradição judaica atribui a autoria a Moisés, enquanto este esteve no deserto de Mídia (Ex 2:15). Pode ter ouvido a história dos descendentes do povo Idumeu. Outro possível autor seria Salomão. Ainda, outros, atribuem a autoria a Eliú, Isaías ou Baruque, mas esses nomes são simples hipóteses, já que o livro não menciona o nome de seu autor.

4. Data

Não é possível determinar a data da composição do livro. Certamente Jô viveu numa época que reflete a de Abraão e de outro patriarcas do livro de Gênesis A data dos acontecimentos é muito antiga.

5. Propósito do livro

Buscar uma solução para o sofrimento humano.

6. Estilo literário do autor

É considerado uma jóia da literatura vetero-testamentária. Exceto os dois primeiros capítulos e os últimos onze versículos do livro, que são escritos em prosa, o restante é todo em verso. Vitor Hugo dizia que “o livro de Jó é provavelmente, a obra prima da mente humana”.

7. Estrutura do livro

São quarenta e dois capítulos divididos em seis partes:

- Prólogo – (1 e 2);
- Lamentações de Jó – (3);
- Três ciclos de discursos dentre Jô e seus amigos – (4-31);
- Discurso de Eliú – (32:1-37:24);
- Resposta de Deus – (38:1-42:6); e
- Epílogo.

8. Ensinos principais

- Mostra Satanás como uma pessoa, como inimigo e acusador;
- Deus conhece o intimo das pessoas e nada lhe é encoberto;
- O homem é incapaz, por si, de resolver o problema do sofrimento humano;
- O verdadeiro adorador de Deus não é porque recebe benefícios;
- O sofrimento nem sempre é castigo por pecado:
- A esperança da ressurreição aparece.

Um comentário:

  1. Anônimo4:28 PM

    paz queridos para mim este livro nos traz grande liçoEs para nossa vida. e uma delas e que DEUS tem o dominio de tudo nada estar fora do seu comando.

    ResponderExcluir

1. Reservamos o direito de não publicar críticas negativas de "anônimos". Identifique-se por seu e-mail e pela URL de seu blog ou home page e terá sua opinião publicada.

2. Os comentários serão aprovados segundo nossos critérios. Somente publicaremos os comentários que atendam propósitos relativo ao tema.

3. Discordar não é problema. Na maioria das vezes pode redundar em edificação e aprendizado. Contudo, faça-o com educação. Não toleraremos palavreado torpe, ofensivo e inconveniente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...