Cântico dos Cânticos



O Cântico dos Cânticos é talvez um dos mais mal compreendidos e não falta quem queira negar-lhe o seu lugar nas Escrituras Sagradas. Entretanto os judeus o consideravam canônico sem nenhuma dúvida. Os judeus o cantavam no oitavo dia da Páscoa. É um livro poético, ético e didático e ensina o respeito do amor conjugal.

1. O nome

O nome em hebraico é ”Shir Hashshirim”, que significa “Cânticos dos cânticos”, tirado do primeiro versículo e acrescenta “que é de Salomão”. O nome, então, é “Cântico dos cânticos que é de Salomão”. O nome “Cantares” vem da Vulgata. Em português é Cantares ou Cântico dos Cânticos.

2. Posição no Canôn

É o primeiro dos livros Megiloth. Encontra-se depois de Eclesiastes e antes de Isaías.

3. Autoria

Há diversas opiniões sobre a autoria. Pode ter sido um autor do reino do norte logo após Salomão; um autor pós-exílio; e, Salomão.

Os argumentos para tirar a autoria salomônica são baseados na linguagem do livro. A tradição, desde os tempos dos hebreus, atribui a autoria a Salomão. O Talmud e outros escritos atribuem a autoria a Salomão (cf I RS 4:32).

4. Data

Cerca de 975 a 922 aC., provavelmente na primeira metade do reinado de Salomão em decorrência de sua autoria.

5. Propósito do livro

É, literalmente, uma canção de amor. O poema se propõe a louvar a fidelidade do amor do marido para a esposa. Cujo propósito é mostrar que o amor entre o casal deve ser de fidelidade e isso é digno de um lugar nas Escrituras.

Como um tipo é usado para descrever o amor de Deus para com Israel ou de Cristo para com a Igreja.

6. Estilo literário do autor

Tem a estrutura de um pequeno poema entre o lírico e o dramático. É um cântico de amor. Sua elegância literária está entre as mais preciosas páginas da pura poesia hebraica.

Fosse ou não a intenção do autor, o livro pode ser considerado uma alegoria ou tipo

7. Estrutura do livro

Tem oito capítulos divididos em seis cenas:

- Nos jardins de Salomão – o amor da esposa pelo esposo – (1:1-2:7);
- A Sulamita só busca o esposo – vai crescendo o amor;o amado é louvado – (2:8-3:5);
- As núpcias – há o cortejo nupcial de amor mútuo – (3:6-5:1);
- A amada no palácio – a esposa conta um sonho ao coro que responde. Depois elogia o esposo – (5:2-6:9);
- A beleza da esposa – cenas de devoção mútua – (6:10-8:4); e
- A beleza do amor – (8:5-14).

8. Ensinos importantes

- Ensina o respeito do amor conjugal; e
- É uma alegoria do amor de Cristo e da Igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Reservamos o direito de não publicar críticas negativas de "anônimos". Identifique-se por seu e-mail e pela URL de seu blog ou home page e terá sua opinião publicada.

2. Os comentários serão aprovados segundo nossos critérios. Somente publicaremos os comentários que atendam propósitos relativo ao tema.

3. Discordar não é problema. Na maioria das vezes pode redundar em edificação e aprendizado. Contudo, faça-o com educação. Não toleraremos palavreado torpe, ofensivo e inconveniente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...