Religião e teologia


Se sabeis estas coisas, bem aventurado sois se as praticardes
(Jo 13:17)


A teologia é para todos. Na realidade, toda pessoa é um teólogo, de uma ou outra classe. E aqui está o problema. Não existe nada de errado em ser um teólogo amador ou profissional, mas é errado ser um teólogo ignorante ou desanimado. Teologia significa simplesmente pensar acerca de Deus e expressar esses pensamentos de alguma maneira.

A doutrina cristã pode definir-se como as verdades fundamentais da Bíblia em forma sistemática. Este estudo chama-se comumente de “teologia”, ou seja, “um tratado ou um discurso racional acerca de Deus”. A palavra “teologia” vem da união das palavras gregas “Theos” que significa Deus e “Logos”que significa expressão racional, logo, “teologia é a interpretação racional da fé religiosa”. De modo que a teologia cristã significa a interpretação racional da fé cristã.

Existe uma conexão entre a teologia e a religião. Religião vem da palavra latina “religare” que significa “ligar”. Religião representa as atividades que ligam o homem a Deus numa determinada relação. A teologia é o conhecimento de Deus. Assim a religião é a prática, enquanto a teologia é o conhecimento. A religião e a teologia devem coexistir na verdadeira expressão cristã, porém, na prática, se acham distanciadas de tal maneira que é possível ser teólogo sem ser verdadeiramente religioso, e por outro lado a pessoa pode ser verdadeiramente religiosa sem possuir um conhecimento sistemático doutrinário. “Se sabeis estas coisas, bem aventurado serás se as praticardes” (Jo 13:17), é a mensagem de Deus ao teólogo; “procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a Palavra da verdade” (II Tt 2:15), é a mensagem de Deus ao homem espiritual.

Todas pessoas tem uma teologia, queiram ou não reconhecê-la. Os atos do homem são frutos de sua crença. Por exemplo, que diferença existe no comportamento da tripulação de um navio que estivesse ciente de que viajava em direção a um destino determinado, e o comportamento da tripulação de um navio que navegasse a mercê das ondas e sem rumo certo?

A vida humana é uma viagem do “tempo” para a eternidade, e é de grande importância a pessoa saber que essa viagem não terá significado ou rumo certo, ou que é uma viagem planejada pelo seu Criador e dirigida por Ele para um destino celestial.

Crenças firmes produzem caráter firme. Crenças bem definidas produzem convicções bem definidas. A crença doutrinária da pessoa não é sua religião, assim como a espinha dorsal é parte essencial do corpo, assim um sistema definido de crença é uma parte essencial da religião. O conhecimento teológico é uma defesa contra o erro (Mt 22:29).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Reservamos o direito de não publicar críticas negativas de "anônimos". Identifique-se por seu e-mail e pela URL de seu blog ou home page e terá sua opinião publicada.

2. Os comentários serão aprovados segundo nossos critérios. Somente publicaremos os comentários que atendam propósitos relativo ao tema.

3. Discordar não é problema. Na maioria das vezes pode redundar em edificação e aprendizado. Contudo, faça-o com educação. Não toleraremos palavreado torpe, ofensivo e inconveniente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...