1. Nome
A epístola leva o nome de seu autor: Tiago, irmão do Senhor.
2. Posição no Cânon
É a primeira das sete epístolas católicas ou universais. Vem antes de I Pedro e depois de Hebreus.
3. Autoria
A dificuldade sobre a autoria desta epístola é que existem vários Tiagos relacionados no NT:
- Tiago, irmão do Senhor – (At 12:17 e 15:13; Gl 1:19);
- Tiago, filho de Zebedeu, decapitado por Herodes Agripa I, em 44 dC – (At 12:2);
- Tiago, filho de Alfeu, um dos doze – (MT 10:13; Mc 3:18; Lc 8:15; At 1:13);
- Tiago, o menor – (Mc 15:40; MT 27:56; Lc 24:10); e
- Tiago, irmão de Judas (Jd 1).
Tiago, meio irmão de Jesus e dirigente da igreja de Jerusalém é geralmente tido como o autor desta epístola. Seu discurso no Concílio de Jerusalém (At 15:13-21), bem como as descrições dele em outras partes do NT o indicam como o provável autor da epístola que leva o seu nome (cf. At 12:17; 21:18; Gl 1:19; 2:9, 12; I Co 15:7).
4. Data
É provável que Tiago tenha escrito esta epístola durante a década de 40 dC, mais precisamente no ano 48 dC. Os que crêem que foi outro Tiago o autor estimam a data da composição da carta nos anos 70-90 dC., mas o historiador Flávio Josefo escreveu que Tiago, irmão de Jesus, foi martirizado em Jerusalém, em 62 dC.
5. Propósitos da epístola
Os propósitos não são essencialmente teológicos. Os pensamentos são de ordem ético-cristã, tais como o mundanismo, a riqueza e seus excessos. Tem como meta três propósitos: Encorajar os crentes judeus que enfrentavam várias provações, que punham sua fé à prova; corrigir crenças errôneas a respeito da natureza da fé salvífica; e, exortar e instruir os leitores concernentes ao resultado prático da sua fé na vida de retidão e nas boas obras.
6. Estilo literário do autor
É um documento em que algumas idéias judaico-cristãs são expressas o que facilita a compreensão da mensagem da epístola. Os temas não se relacionam entre si e não há uma ordem lógica dos pensamentos. Foi escrita para uma comunidade maior que uma igreja local. É provável que tenha sido o primeiro livro do NT a ser escrito.
7. Estrutura do Livro
Tem cinco capítulos onde encontra-se um esboço com vinte e três itens:
- Saudação – (1:1)
- O teste da fé – ( 1:2-4);
- Deus responde à oração e dá sabedoria – (1:5-8);
- A futilidade das riquezas – (1:9-11);
- Promessa aos vencedores – (1:12);
- A tentação ao mal não vem de Deus – (1:13-15);
- Todas as coisas boas procedem de Deus – (1:16-18);
- Contra a ira e ao mau pensamento – (1:19-21);
- O “fazer” adicionado ao “ouvir” – (1:22-25);
- O abuso da língua – ( 1:26);
- Definição da verdadeira religião – (1:27);
- Contra o respeito humano – (2:1-13);
- Fé e obras. Opostas e unidas – (2:14-26);
- Os males da língua – (3:1-12);
- A sabedoria mundana – (3:13-18);
- Reprimenda contra os desejos mundanos – (4:1-10);
- Mais males da língua – (4:11-12);
- Confiança na providência – (4:13-16);
- O pecado da omissão – (4:17);
- Desgraça espiritual dos ricos – 5:1-16);
- A parousia e a paciência cristã – (5:7-11);
- Contra os juramentos – (5:12); e
- Conduta na tristeza e na alegria – (5:13).
8. Ensinos importantes
- Ensina os crentes a serem praticantes da Palavra e não apenas ouvintes;
- Adverte contra a pecaminosidade de uma língua indomável;
- Adverte contra a riqueza egocêntrica, a vida presunçosa,, a sabedoria carnal;
- Exorta à paciência, à oração e a restauração dos desviados;
- Destaca o relacionamento entre a verdadeira fé e a vida piedosa, pelo amor ao próximo;
- Aconselha a manter a língua sob rígido controle;
- Ensina a buscar sabedoria em Deus;
- Ensina a tratar com firmeza e justiça as desigualdades sociais;
- Adverte quanto à resistência as tentações; e
- Suportar com alegria as provações e tirar proveito delas.
A epístola leva o nome de seu autor: Tiago, irmão do Senhor.
2. Posição no Cânon
É a primeira das sete epístolas católicas ou universais. Vem antes de I Pedro e depois de Hebreus.
3. Autoria
A dificuldade sobre a autoria desta epístola é que existem vários Tiagos relacionados no NT:
- Tiago, irmão do Senhor – (At 12:17 e 15:13; Gl 1:19);
- Tiago, filho de Zebedeu, decapitado por Herodes Agripa I, em 44 dC – (At 12:2);
- Tiago, filho de Alfeu, um dos doze – (MT 10:13; Mc 3:18; Lc 8:15; At 1:13);
- Tiago, o menor – (Mc 15:40; MT 27:56; Lc 24:10); e
- Tiago, irmão de Judas (Jd 1).
Tiago, meio irmão de Jesus e dirigente da igreja de Jerusalém é geralmente tido como o autor desta epístola. Seu discurso no Concílio de Jerusalém (At 15:13-21), bem como as descrições dele em outras partes do NT o indicam como o provável autor da epístola que leva o seu nome (cf. At 12:17; 21:18; Gl 1:19; 2:9, 12; I Co 15:7).
4. Data
É provável que Tiago tenha escrito esta epístola durante a década de 40 dC, mais precisamente no ano 48 dC. Os que crêem que foi outro Tiago o autor estimam a data da composição da carta nos anos 70-90 dC., mas o historiador Flávio Josefo escreveu que Tiago, irmão de Jesus, foi martirizado em Jerusalém, em 62 dC.
5. Propósitos da epístola
Os propósitos não são essencialmente teológicos. Os pensamentos são de ordem ético-cristã, tais como o mundanismo, a riqueza e seus excessos. Tem como meta três propósitos: Encorajar os crentes judeus que enfrentavam várias provações, que punham sua fé à prova; corrigir crenças errôneas a respeito da natureza da fé salvífica; e, exortar e instruir os leitores concernentes ao resultado prático da sua fé na vida de retidão e nas boas obras.
6. Estilo literário do autor
É um documento em que algumas idéias judaico-cristãs são expressas o que facilita a compreensão da mensagem da epístola. Os temas não se relacionam entre si e não há uma ordem lógica dos pensamentos. Foi escrita para uma comunidade maior que uma igreja local. É provável que tenha sido o primeiro livro do NT a ser escrito.
7. Estrutura do Livro
Tem cinco capítulos onde encontra-se um esboço com vinte e três itens:
- Saudação – (1:1)
- O teste da fé – ( 1:2-4);
- Deus responde à oração e dá sabedoria – (1:5-8);
- A futilidade das riquezas – (1:9-11);
- Promessa aos vencedores – (1:12);
- A tentação ao mal não vem de Deus – (1:13-15);
- Todas as coisas boas procedem de Deus – (1:16-18);
- Contra a ira e ao mau pensamento – (1:19-21);
- O “fazer” adicionado ao “ouvir” – (1:22-25);
- O abuso da língua – ( 1:26);
- Definição da verdadeira religião – (1:27);
- Contra o respeito humano – (2:1-13);
- Fé e obras. Opostas e unidas – (2:14-26);
- Os males da língua – (3:1-12);
- A sabedoria mundana – (3:13-18);
- Reprimenda contra os desejos mundanos – (4:1-10);
- Mais males da língua – (4:11-12);
- Confiança na providência – (4:13-16);
- O pecado da omissão – (4:17);
- Desgraça espiritual dos ricos – 5:1-16);
- A parousia e a paciência cristã – (5:7-11);
- Contra os juramentos – (5:12); e
- Conduta na tristeza e na alegria – (5:13).
8. Ensinos importantes
- Ensina os crentes a serem praticantes da Palavra e não apenas ouvintes;
- Adverte contra a pecaminosidade de uma língua indomável;
- Adverte contra a riqueza egocêntrica, a vida presunçosa,, a sabedoria carnal;
- Exorta à paciência, à oração e a restauração dos desviados;
- Destaca o relacionamento entre a verdadeira fé e a vida piedosa, pelo amor ao próximo;
- Aconselha a manter a língua sob rígido controle;
- Ensina a buscar sabedoria em Deus;
- Ensina a tratar com firmeza e justiça as desigualdades sociais;
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