Efésios



1. O nome

Deriva-se dos destinatários da epístola, os cristãos da cidade de Éfeso.

2. Posição no Cânon

É a primeira das epístolas da prisão. No Canos Marcionista era denominada “aos Laodicenses” , pois Marcion admita que esta carta era a suposta “epístola perdida” referida em Cl 4:16.

3. Autoria

Nesta carta a autoria paulina é bem explícita (1.1; 3.1). Muitos temas e expressões que são comuns em suas cartas anteriores são encontradas com frequência em Efésios. As semelhanças verbais com Colossences são surpreendentes.

A confirmação da autoria desta carta é autenticada pelo Cânon Muratoriano, em 175 dC. Os pais da Igreja, Irineu, Clemente de Alexandria, Orígenes e o historiador Eusébio afirmam que a autoria desta carta é do apóstolo Paulo.

4. Data

Essa é uma das quatro cartas que o apóstolo escreveu enquanto estava na prisão em Roma (59-62 d.C.). Com exceção de Filipenses, as demais foram escritas na mesma ocasião e enviadas pelo mesmo mensageiro, Tíquico (Efésios 6.21; Colossenses 4.7-9; Filemom 10-12).

5. Propósitos

O Evangelho das Regiões Celestiais. É uma visão dos propósitos divinos para o Igreja de Cristo na face da terra de uma maneira deslumbrante. Diz respeito a tudo aquilo que Deus fez através do trabalho histórico da pessoa de Seu Filho, Jesus Cristo. A carta aos Efésios ressalta a Igreja como corpo de Cristo

6. Estilo literário do autor

Esta carta é um dos documentos do NT em que as mais significantes e profundas revelações são expostas, tanto em relação aos propósitos divinos par a com os remidos, como também em relação a Igreja. A linguagem e o estilo de Efésios são certamente diferentes em alguns aspectos quando comparadas com outras cartas de Paulo. Não há nesta carta questões reais de confrontação como é comum em suas outras epístolas.

7. Estrutura da epístola

Tem seis capítulos divididos em quatro tópicos principais:

- Os elevados propósitos de Deus quanto ao destino humano – (1:1-3:21);
- Conseqüências práticas dos elevadas propósitos de Deus – (4:1-6:24);
- Recomendação sobre o portados da epístola – (6:21-22); e
- Benção final – 6:23-24).

8. Ensinos importantes

- Ensina que somos parte da Família de Deus, o Pai. Que somos membros do Corpo de Cristo, o Filho e que somos templo ou habitação do Espírito Santo;
- Ensina a viver em unidade mesmo no meio de grande diversidade;
- Ensina a viver em pureza e amor no nosso dia a dia, nos submetendo uns aos outros, especialmente nas
- Exorta aos irmãos a se revestirem da armadura espiritual provida por Deus e combaterem contra as forças do mal que dominam o mundo;
- Orienta os crentes a enfrentar e vencer a batalha espiritual contra as hostes de Satanás;
- Ensina o enchimento do Espírito Santo dentro do contexto de santidade na vida cristã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Reservamos o direito de não publicar críticas negativas de "anônimos". Identifique-se por seu e-mail e pela URL de seu blog ou home page e terá sua opinião publicada.

2. Os comentários serão aprovados segundo nossos critérios. Somente publicaremos os comentários que atendam propósitos relativo ao tema.

3. Discordar não é problema. Na maioria das vezes pode redundar em edificação e aprendizado. Contudo, faça-o com educação. Não toleraremos palavreado torpe, ofensivo e inconveniente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...