Esdras



1. O nome

Esdras é o nome do principal personagem do livro. E também o seu autor. No hebraico o nome é ”Ezra” . A LXX dá o nome de “Esdras Deuteron” . A Vulgata o chama de I Esdras e em Neemias dá-se o nome de II Esdras. Originalmente Esdras e Neemias era um só livro. Os judeus diziam que “Esdras escreveu o seu livro e Neemias o acabou” Somente no ano 300 dC é que Orígenes dividiu os dois livros. Lutero, baseado em Ne 1:1, deu ao livro II Esdras, o nome de Neemias.

2. Posição no Cânon

No Cânon hebraico Esdras é o segundo dos livros poéticos-históricos, vindo depois de Daniel. Na teologia tradicional é um dos últimos livros históricos e vem antes de Neemias. No Cânon hebraico está em último lugar Crônicas e não Esdras.

3. Autoria

Esdras é o autor aprovado pela tradição hebraica-cristã. Nos capítulos 7 e 9 há evidências de sua autoria, onde ele fala na primeira pessoa. Ele fez uso de documentos já existentes quanto aos acontecimentos quais não fora testemunha ocular e de documentos oficiais (7:12-26).

4. Data

Entre 586 aC quando Ciro, o persa, conquistou Babilônia, a 457 aC quando Esdras chegou a Jerusalém, após um período de vinte e cinco anos. O livro abrange um período de mais de um século (538-432 aC). Deve ter sido copiado desde 458 a 430 aC.

5. Estilo literário do autor

Fidelidade à história, citando fontes exatas dos reis, bem como a sequência do fim do livro de Crônicas. Descreve apenas os fatos principais segundo uma ordem lógica.

6. Estrutura do livro

Tem dez capítulos e possui uma divisão natural em duas partes:

- Volta com Zorobabel e a reconstrução do templo – (1-6); e
- A volta com Esdras – 7:1-10:44).

7. Ensinos principais

- Mostra o poder da profecia;
- O estabelecimento de uma nação começa com a volta do culto verdadeiro;
- Os inimigos não podem prevalecer contra os propósitos de Deus;
- O poder da fé no Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Reservamos o direito de não publicar críticas negativas de "anônimos". Identifique-se por seu e-mail e pela URL de seu blog ou home page e terá sua opinião publicada.

2. Os comentários serão aprovados segundo nossos critérios. Somente publicaremos os comentários que atendam propósitos relativo ao tema.

3. Discordar não é problema. Na maioria das vezes pode redundar em edificação e aprendizado. Contudo, faça-o com educação. Não toleraremos palavreado torpe, ofensivo e inconveniente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...