A Igreja



A palavra “igreja” tem dois significados fundamentais no Novo Testamento. Em algumas passagens significa a congregação dando ênfase aos grupos de crentes em Cristo, batizados que se reúnem para adoração, companheirismo e serviço cristão. Outras vezes é usada para descrever todos aqueles que aceitaram Jesus Cristo como Salvador. É o sentido global e mais amplo da palavra igreja.

É no contexto da congregação local que o cristão se desenvolve no estudo e na prática da fé no Senhor Jesus Cristo. Ali ele deve encontrar os recursos para crescer à estatura de varão perfeito (Ef 4:13).

A igreja é um organismo vivo e dinâmico. A palavra grega EKKLESIA significa o grupo daqueles que foram chamados para fora. Significa dizer que igreja é o grupo daqueles que foram chamados para fora do mundo para se reunirem em torno de Jesus Cristo. Deus nos chamou para fora do poder do pecado. A igreja constitui o Corpo de Cristo na face da terra. Como um corpo temos a função, ou missão a desempenhar
Durante o seu ministério na terra, Jesus instituiu a Igreja. Chamou um grupo de discípulos e lhes deu os princípios normativos dessa nova comunidade (Mt 5:1-10). Jesus designou 12 homens como líderes (Mc 3:13-19). Além do mais Jesus declarou que essa nova comunidade chamar-se-ia Igreja (Mt 13:16-18).

É importante que se note o seguinte: 1) Jesus é o instituitor da igreja; 2) Ele é o Senhor da igreja; 3) a igreja está em processo de edificação. Isso significa que Jesus está chamando outras pessoas, a fim de que desfrutem das bençãos do reino dos céus; 4) a igreja, por ser de origem divina, não poderá ser destruída. O fundamento da igreja é o próprio Jesus Cristo (Ef 2:19-21). Por essa razão a igreja jamais será derrotada, por mais que se esforcem os poderes demoniacos.

Uma vez que a igreja está sob o domínio ou senhorio de Cristo, nenhum outro organismo tem autoridade sobre ela. O estado e a igreja devem se respeitar mutuamente, mas não deve haver ingerência de um sobre o outro (Mt 22:21).

O Novo Testamento menciona dois oficiais da igreja: Pastores e Diáconos.

A palavra pastor designa o líder local do grupo de cristãos, que se reúne como igreja (Ef 4:11; Hb 13:7, 17, 24; I Pe 5:4). Também se encontra na Bíblia as palavras ancião e bispo para designar líderes locais At 20:28; I Tm 3:2; Tt 1:5). A palavra ancião significa alguém respeitado, experimentado, que pode aconselhar. Bispo quer dizer alguém que cuida dos outros, que supervisiona e dirige o trabalho. Já a palavra pastor designa aquele que cuida das ovelhas. Define e descreve o cuidado e a proteção do líder com relação aos membros da igreja.

A palavra Diácono significa ser um ministro ou servo. Nesse sentido, todos os crentes são diáconos de Jesus Cristo. Mas houve, na igreja primitiva, um grupo destacado com esse título. As exigências pára que alguém seja consagrado como diácono estão descritas em Atos 6:3 e I Tm 3:8-13. Os diáconos devem ajudar os pastores em todas as atividades da igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Reservamos o direito de não publicar críticas negativas de "anônimos". Identifique-se por seu e-mail e pela URL de seu blog ou home page e terá sua opinião publicada.

2. Os comentários serão aprovados segundo nossos critérios. Somente publicaremos os comentários que atendam propósitos relativo ao tema.

3. Discordar não é problema. Na maioria das vezes pode redundar em edificação e aprendizado. Contudo, faça-o com educação. Não toleraremos palavreado torpe, ofensivo e inconveniente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...