Gênesis - Melquisedeque


"Ora, Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho;pois era sacerdote do Deus Altíssimo". (Gn 14:18)
 

Melquisedeque aparece na história bíblica como rei de Salém e sacerdote de Deus (Gn 14:18). As Escrituras não relatam nada sobre antepassados e descendentes de Melquisedeque. “Sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo principio de dias nem fim de vida, mas feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre” (Hb 7:3). Ele servia como sacerdote antes do nascimento de Isaque. Era sacerdote aprovado por Deus, independente de linhagem. É mencionado em apenas três livros da Bíblia: Gênesis, Salmos e Hebreus.
 
O nome Melquisedeque significa “rei de justiça. Sua aparição repentina e momentânea no livro de Gênesis é misteriosa. Encontrou-se com Abrão pela primeira vez após a vitória do patriarca contra Quedorlaomer e seus três aliados, na batalha de Sidim. Melquisedeque ofereceu pão e vinho, abençoou Abrão em nome do Deus Altíssimo e louvou a Deus pela conquista.
 
Abrão ofereceu a Melquisedeque o dízimo dos despojos conquistados na guerra. Com isso reconheceu que o sacerdote acreditava no Deus verdadeiro e era Seu seguidor. A existência de Melquisedeque mostra que outras pessoas além de Abrão e sua família também serviam ao Deus verdadeiro.
 
No Salmo 110, Melquisedeque é visto como um tipo de Cristo. No livro de Hebreus, Melquisedeque e Cristo são considerados reis da justiça e da paz (Hb 7:3). Ao citar Melquisedeque e seu sacerdócio especial como um tipo, o texto demonstra que o novo sacerdócio de Cristo é superior à ordem levítica e ao sacerdócio de Arão (Hb 7:1-10). Melquisedeque é semelhante a Cristo porque os dois são sacerdotes e reis. Por isso Melquisedeque pode ser chamado de um “tipo” de Cristo, mas os dois não são as mesmas pessoas.
 
Os comentários em Gênesis e Salmos sobre Melquisedeque mostram a possibilidade de ter um sacerdote que não era sujeito à Lei dada aos israelitas no Monte Sinai. É exatamente isso que a Carta aos Hebreus mostra, usando Melquisedeque como tipo de Cristo.
 
Quando se diz que Cristo é sumo sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque, entende-se que um sacerdócio falível e temporal é substituído por um sacerdócio infalível, irrepreensível, perfeito e eterno. É por isso que o texto de Hebreus 7:12, diz que houve “mudança’ de sacerdócio.
 
Melquisedeque não poderia ser de natureza humana, pois seus atributos eram próprios de um ser eterno, não tinha genealogia humana e sua existência não era limitada. Isso o caracterizava como um ser sobrenatural. Melquisedeque foi o sumo sacerdote de um sacerdócio imperfeito da Velha Aliança e baseado na lei do Antigo Testamento. A Nova aliança estabelece Jesus Cristo como o sumo sacerdote de um sacerdócio perfeito.
 
Pela primeira vez aparece o livro de Gênesis o termo “sacerdócio”.

2 comentários:

  1. Anônimo5:22 AM

    Lindo...lindo e santo demais!!!Obrigada pelo exclarecimento santificado!!!!

    ResponderExcluir

1. Reservamos o direito de não publicar críticas negativas de "anônimos". Identifique-se por seu e-mail e pela URL de seu blog ou home page e terá sua opinião publicada.

2. Os comentários serão aprovados segundo nossos critérios. Somente publicaremos os comentários que atendam propósitos relativo ao tema.

3. Discordar não é problema. Na maioria das vezes pode redundar em edificação e aprendizado. Contudo, faça-o com educação. Não toleraremos palavreado torpe, ofensivo e inconveniente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...